Data: 19/10/2018 ‐ Sala: TV 4 ‐ Horário: 13:58‐14:03 ‐ Forma de Apresentação: E‐pôster (pôster eletrônico)
Introdução: Debates científicos têm surgido sobre nova parasitose intestinal de humanos, Urbanorum spp, descrita no Peru em 2016 e no Brasil em 2018. Embora haja relatos na literatura médica, todos têm sido baseados na estrutura morfológica dos potenciais parasitas, com pouca exploração das características clínico‐epidemiológicas ou moleculares.
Objetivo: Descrever achados laboratoriais e clínicos compatíveis com Urbanorum spp.
Metodologia: Como parte da rotina de um laboratório central, amostras de fezes recebidas de diversas regiões do Brasil são analisadas pelo método de Hoffman e microscopia ótica para análise morfológica dos microrganismos observados. Foram feitos 5.786 PPF de rotina de 27/07/18 a 23/08/18, 84 (1,45%) apresentaram características morfológicas compatíveis com Urbanorum spp. Dez pacientes com amostras positivas foram convocados para consulta com questionário clínico‐epidemiológico em hospital filantrópico de São Paulo.
Resultado: Das 84 amostras positivas, 20 foram registradas por fotografia ou filmagem e 40 estão mantidas em freezer ‐20° para estudos posteriores, 36 (43%) são da Região Centro‐Oeste do Brasil e 48 (57%) da Grande São Paulo. Nos extremos de idade, uma amostra foi proveniente de criança de 10 meses e uma de adulto com 91 anos. Dos 10 (11,9%) pacientes convocados para consulta clínica, a média de idade foi 32,4 e a mediana de 33 anos, três eram crianças (de quatro a oito anos) e o restante adultos. Dentre esses, cinco (quatro adultos e uma criança) foram submetidos a questionário clínico‐epidemiológico e apresentaram‐se assintomáticos no momento da consulta, são moradores da mesma região/bairro na cidade de São Paulo, apresentam contato profissional esporádico com indivíduos provenientes de outros países da América Latina, Europa e América do Norte, quatro são funcionárias do hospital filantrópico e uma criança é filha de uma funcionária igualmente infectada.
Discussão/conclusão: Foram identificadas 84 amostras de fezes com características morfológicas sugestivas de Urbanorum spp em indivíduos da Região Centro‐Oeste e de São Paulo. Desses, 10 casos são provenientes de uma mesma unidade filantrópica, dos cinco entrevistados até o momento todos estavam assintomáticos. Embora não haja até o momento estudos mais aprofundados sobre esses potenciais parasitas, em especial com sua devida caracterização molecular e taxonômica, em função da frequência de amostras altamente sugestivas, entendemos tratar‐se de situação que merece atenção dos órgãos de saúde.