12° Congresso Paulista de Infectologia
More infoIntrodução: O antígeno do câncer 125 (Ca‐125) é uma proteína que serve como marcador biológico do câncer de ovário. No entanto, ele também pode elevar seus títulos em neoplasias originadas de outros órgãos, tais como: endométrio, trompas, pulmões, mama e trato gastrointestinal. Os níveis considerados normais são aqueles<35 U/mL. A relação de seus níveis e a suspeita de tuberculose peritoneal é oriunda da proximidade anatômica dos órgãos pélvicos e abdominais que, geralmente, estão associadas.
Objetivo: Relatar caso de tuberculose peritoneal com aumento expressivo de marcador Ca‐125.
Metodologia: Mulher, 28 anos, natural de Cuiabá‐MT, queixando‐se, em consulta do dia 20/08/19, de dor+aumento de volume abdominal associados e febre e dispneia. Iniciou uso de diurético poupador de potássio após consulta em outro serviço, sem melhora clínica. Ao exame físico: mucosas hipocoradas+4+, ausculta respiratória e cardiovascular sem alterações, abdome globoso, ruídos hidroaéreos presentes, sinal de Piparote positivo. TC de abdome total (12/08/19) evidencia derrame pleural posterobasal à esquerda; grande quantidade de líquido livre intra‐abdominal, desviando medialmente alças intestinais. TC de tórax (08/08/19): pequenos granulomas no pulmão direito; opacidade pulmonar à esquerda com aspecto sequelar. Exames laboratoriais evidenciam: anemia normo‐normo, plaquetose, VHS 75; hipovitaminose D; ferro sérico diminuído; TAP e TTPA aumentados; CA‐125 764,2 BAAR urina e fezes positivo. Paciente iniciou tratamento clínico para tuberculose e seguiu acompanhamento ambulatorial.
Discussão/Conclusão: A tuberculose peritoneal é uma forma incomum da apresentação extrapulmonar. Sua correlação com o marcador Ca‐125 já foi descrita em outros relatos e possui importante papel na realização de diagnóstico diferencial em pacientes com quadro clínico complexo, diagnóstico difícil e tratamento empírico ineficaz que, geralmente, residem em regiões com relevância epidemiológica para a tuberculose. A história clínica compatível e minuciosa aliada a fatores epidemiológicos positivos e exames complementares são essenciais para o diagnóstico. Diante disso, é essencial suspeitar de infecção pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis nas mais diversas apresentações clínicas, principalmente em regiões com alta taxa de incidência da doença. Assim, diminui‐se a morbimortalidade devido diagnóstico precoce e terapêutica adequada.