12° Congresso Paulista de Infectologia
More infoIntrodução: Com o advento da TARV, o risco de neoplasias definidoras de AIDS diminuiu, porém, as pessoas vivendo com HIV ainda apresentam risco de desenvolver sarcoma de Kaposi cerca de 500 vezes mais se comparadas à população geral. Portanto, diagnosticar corretamente a doença torna‐se fundamental para a terapêutica adequada.
Objetivo: Relatar um caso raro de sarcoma de Kaposi semelhante a granuloma piogênico em paciente portador de HIV.
Metodologia: J.I.M.Q, masculino, 31 anos, pardo, solteiro, costureiro, natural da Bolívia, procedente de São Paulo, admitido na enfermaria de Infectologia com lesão tumoral em região medial de pé direito de aparecimento há 3 meses. Paciente portador de HIV há 2 anos, sem uso de TARV e que apresentava tumoração exofítica, vermelho‐acastanhada, friável, sangrante, de 4 x 4cm, dolorosa, com edema perilesional, em região medial do cavo plantar direito. Exames laboratoriais revelaram linfócitos T CD4+=143 céls/μL e carga viral para HIV=203.242 cópias. A biópsia da lesão com resultado de imunohistoquímica e imunofenotipagem demonstraram a presença de HHV‐8, confirmando‐se o sarcoma de Kaposi. Optou‐se por iniciar TARV com tenofovir, lamivudina e dolutegravir, além de tratamento quimioterápico com paclitaxel, porém o paciente perdeu seguimento.
Discussão/Conclusão: Sarcoma de Kaposi é uma neoplasia maligna de origem vascular com proliferação das células endoteliais, envolvendo pele ou órgãos internos, manifestando‐se como lesão única ou não, de crescimento lento e mais comumente em extremidades de membros inferiores de pacientes idosos do sexo masculino ou em jovens com AIDS. Em contraste, granuloma piogênico é uma lesão benigna que tipicamente se apresenta como nódulos eritemato‐azulados de crescimento rápido, localizados na cabeça, pescoço e extremidades de membros superiores. Na apresentação clássica, granuloma piogênico e sarcoma de Kaposi são clinicamente distintos, sendo o sarcoma de Kaposi semelhante ao granuloma piogênico uma variante rara da neoplasia, que apresenta características clínicas e histopatológicas de ambas as patologias. O grau de imunossupressão e a infecção pelo HHV‐8 estão diretamente envolvidos com a ocorrência da doença. Até 2016, 15 casos de sarcoma de Kaposi semelhante a granuloma piogênico foram reportados, sendo sua ocorrência extremamente rara. O presente caso foi relatado devido sua raridade e importância das lesões suspeitas serem sempre biopsiadas para detecção do HHV‐8, pois o vírus está intimamente associado à patogênese da neoplasia.