Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐051
Full text access
RELATO DE VIVÊNCIA DE PLANO DE CONTINGENCIAMENTO EM UM NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Visits
1932
Jessica Maia Storer, Blenda Gonçalves Cabral, Jaqueline Dario Capobiango, Tanimária da Silva L. Ballani, Gilselena Kerbauy, Flávia Meneguetti Pieri
Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A Vigilância Epidemiológica (VE) em âmbito hospitalar detecta mudanças nos determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva. Durante a pandemia da COVID‐19, esse serviço, com apoio do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), vem exercendo um papel imprescindível com produção de informações e articulação com gestores municipais a fim de atualizar os indicadores em saúde e garantir a tomada de decisão a nível local.

Objetivo: Relatar a vivência de residentes de enfermagem em infectologia, sob supervisão, em um NHE durante a pandemia da Covid‐19.

Metodologia: Relato de experiência de residentes de enfermagem em infectologia no NHE, em um município do sul do Brasil de março a maio de 2020.

Resultados: Durante o período, foram atendidos 842 casos, desses 114 confirmados. Nesse período, foi seguido um fluxo de trabalho, a partir de oito estratégias: 1ª: rastreamento de pistas conforme atualizações periódicas de definição de caso pelo Ministério da Saúde; 2ª: planilhamento online com dados demográficos, clínicos e desfecho; 3ª: treinamento de estagiários no preenchimento da ficha de notificação e do fluxo de notificação; 4ª: atualização diária dos casos com tabulação na planilha; 5ª: relatório dos óbitos confirmados por Covid‐19 à assessoria de imprensa; 6ª: divulgação de informações por meio de boletim diário de casos; 7ª: investigação de casos notificados; 8ª: participação como ouvintes de reuniões com os gestores. A vivência no NHE proporcionou uma experiência ímpar na formação profissional. Com as orientações recebidas foi possível otimizar o processo de trabalho e, ao mesmo tempo, desenvolver e participar de um trabalho resolutivo no serviço.

Discussão/Conclusão: Com a pandemia o NHE torna‐se essencial para o enfrentamento do agravo. Diante disso, as residentes tiveram importante papel no serviço e esta vivência possibilitou o aprendizado sobre a necessidade de organizar os processos de trabalho frente a novos agravos para a tomada de decisões de maneira rápida e efetiva.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools