Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
PI 220
Full text access
PSEUDOANEURISMA DE VENTRÍCULO ESQUERDO DEVIDO A BACTEREMIA SUSTENTADA POR SALMONELLA BRANDEBURG: RELATO DE UM CASO EM PACIENTE TRANSPLANTADO DE RIM NO RIO DE JANEIRO
Visits
1635
Ana Clara de Siebra Mecenasa, Luiza Silva de Souzab, Aritson Mateus Martins Rodriguesa, Diego Braga Campos Bianchia, Pedro Fernandes Ribeiroa, Zely Sant‘anna Marotti Almeidaa, Henrique Madureira da Rocha Coutinhoa, Joaquim Henrique de Souza Aguiar Coutinhoa, Daniel Xavier de Brito Settaa, Bruno Reznik Wajsbrota, Roberto Esporcattea, João Carlos Jazbika, Robson de Souza Leãoa, Paulo Vieria Damascoa
a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
b Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução

As infecções extra intestinais causada por Salmonella spp. têm alta letalidade e de difícil manejo clínico. O pseudoaneurisma do ventrículo esquerdo é uma rara complicação associada a bacteremia por Salmonela porém de alta letalidade. Na coorte de endocardite infecciosa (EI) do Rio de Janeiro, a incidência de bacteremia por Bacilos Gram negativos (BGN) associada ao diagnóstico de EI pelo critério de Duke modificado é 8,2%.

Material e métodos

Relatar um caso de endocardite mural por Salmonella Brandeburg num paciente com história de transplante renal. A endocardite foi definida segundo o critério de Duke modificado. Os critérios maiores foram a evidência ecocardiográfica de dano no endocárdio mural e duas hemoculturas positivas por Salmonella Brandeburg. Análise microbiológica foi avaliado em centro de referência para Salmonella spp no Rio de Janeiro. O cálculo da incidência de EI por Salmonella spp. foi retirada de uma coorte prospectiva 119 pacientes de um hospital universitário do Rio de Janeiro.

Relato de caso

P.R., masculino, 67 anos, chegou a uma emergência pública no dia 12 de maio de 2021 com febre prologada, calafrios e fraqueza. O paciente era transplantado de rim, imunossuprimido, e portador de cardiopatia isquêmica com revascularização miocárdica cirúrgica há 3 anos. Relato de duas internações recentes, a primeira em março de 2021 sendo identificadas diarreia e infecção urinária por Salmonella Typhimurim. Em maio de 2021 apresentou uma nova síndrome infecciosa. Após ecocardiograma transesofágico, que evidenciou pseudoaneurisma de ventrículo esquerdo, com fluxo e trombo em seu interior, o time de EI considerou a possibilidade de EI mural, confirmado por PET Scan. O paciente foi encaminhado a cirurgia cardíaca, a qual confirmou o processo infeccioso no coração e, no pós-operatório tardio faleceu devido a infecção hospitalar. As amostras de Salmonella spp. foram sensíveis à ampicilina, ciprofloxacina, sulfametoxazol-trimetroprim, cefatoxina. A incidência de EI por Salmonella desta coorte foi de 0,84%.

Conclusão

Salmonella Brandenbur está na posição 16a do sorovar responsável por infecção em humanos, associada a infecção em suínos. A incidência de EI por Salmonella spp. nesta coorte foi de 0,84. O pseudoaneurisma de ventrículo esquerdo foi relacionado a Salmonella Brandeburg. Apesar de baixa incidência de EI por BGN nesta coorte a letalidade é muito alta.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools