Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
PRÓTESE TOTAL INFECTADA CAUSADA POR BACTÉRIAS MULTIRRESISTENTES E PAN-RESISTANTES IDENTIFICADAS EM FLUIDO DE SONICAÇÃO: CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO ATUAL
Visits
214
Laura Batista Camposb,
Corresponding author
laura.batistacampos@gmail.com

Corresponding author.
, Mariana Neri Lucas Kuriharab, Ingrid Nayara Marcelino Santosb, Mayara Muniz de Andrade Silvaa, Thais Suzukib, Stefania Bazanelli Prebianchib, Tiago Barcellos Valiattib, Mauro José Sallesb
a Escola Paulista de Medicina (EPM), São Paulo, SP, Brasil
b Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

Existe uma preocupação crescente em relação à elevada frequência de patógenos Multirresistentes (MDR) e extensivamente resistentes a drogas (XDR) nas artroplastias infectadas (IPO). No presente estudo, avaliamos as características fenótipas, genótipas e o perfil de suscetibilidade antimicrobiana destes microrganismos causadores de IPO.

Métodos

Isolados bacterianos MDR/XDR foram obtidos do fluído de sonicação de próteses e espaçadores ortopédicos e identificados por MALDI-TOF MS. O perfil de suscetibilidade antimicrobiano foi avaliado por meio do teste de disco de difusão, a vancomicina foi avaliada por microdiluição em caldo, com base nos critérios e recomendações do BrCAST. O gene mecA foi identificado pela Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) e a β-lactamase carbapenemase pelo Blue carba® e PCR para o gene blaKPC. Realizou-se ensaio quantitativo de formação de biofilme em superfícies abióticas com cristais de violeta e medida da absorbância em leitor de Elisa a 600nm.

Resultados

Em 26 pacientes com IPO, identificou-se 33 patógenos provenientes de fluidos de sonicação que positivaram em 71,9% (23/32) dos casos. Gram-Positivos (CGP) representaram 76% (25/33) das cepas: Staphylococcus coagulase-negativo (45,4%), Staphylococcus aureus (24,2%) e Enterococcus spp. (6%). As bactérias Gram-negativas (BGN) foram 24% (8/33), sendo Pseudomonas aeruginosa (9,1%), K. pneumoniae (6%), e Acinetobacter baumannii, Proteus mirabilis e Enterobacter cloacae em 1% cada. CGP mostraram resistência à meticilina (65,2%), macrolídios (60,9%), fluoroquinolonas (56%) e lincosamidas (52,2%). Não houve resistência às oxazolidinonas e glicopeptídeos, sendo 19 cepas com CIM ≤2,0 e 2 cepas de S. epidermidis e outra de E. faecalis demonstraram CIM ≤4,0 para vancomicina. O gene mecA foi identificado em doze cepas de Staphylococcus spp., sendo seis cepas de MRSA e cinco de MRSE. CGP apresentaram perfil MDR em 56% das cepas. Os BGN apresentaram perfil XDR em 6 cepas, com presença de carbapenemase e gene blaKPC nos isolados de K. pneumoniae. Todas as cepas formaram biofilme, 60,6% e 21,2% dos isolados produziram moderadamente e fortemente biofilme, respectivamente.

Conclusão

Evidenciamos um percentual preocupantemente elevado de bactérias MDR e XDR, formadoras de biofilme em fluido de sonicação de artroplastias infectadas. Esses resultados destacam a importância de implementação de medidas de controle de infecção e gerenciamento do uso adequado de antibióticos nesta população.

Palavras-chave:
Resistência bacteriana
Artroplastia infectada
Biofilme
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools