Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
PREVALÊNCIA DOS PRINCIPAIS GENES DE CARBAPENEMASES EM ISOLADOS CLÍNICOS DE PSEUDOMONAS SP DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE
Visits
230
Luana Silva Dornelles
Corresponding author
lsdornelles@hcpa.edu.br

Corresponding author.
, Mariana Preussler Mott, Deise Reis Carvalho, Isadora Oliveira e Silva, Katrine Flores, Rodrigo Minuto Paiva, Larissa Lutz
Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Porto Alegre, RS, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

Pseudomonas sp é um patógeno oportunista que está associado a diversos casos de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). A produção de enzimas carbapenamases incluíndo a coprodução destas enzimas por estes patógenos se tornou uma preocupação em saúde pública, principalmente após a pandemia da COVID-19, uma vez que os carbapenêmicos estão entre os antimicrobianos de último recurso para o tratamento de infecções multirresistentes e novos antimicrobianos, como ceftazidima-avibactam, dependem do tipo de carbapenemase envolvido.

Objetivo

Avaliar a prevalência dos genes de enzimas carbapenemases mais prevalentes em 208 isolados de Pseudomonas sp não sensíveis ao meropenem, no período de julho de 2022 a junho 2023 no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Métodos

A identificação bacteriana foi realizada pela técnica de MALDI TOF pelo Vitek MS, Biomerieux. O teste de suscetibilidade aos antimicrobianos foi realizado pelo método de disco-difusão conforme o BrCAST, 2022. A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) convencional para a identificação do gene blaSPM e o teste de RT-qPCR por High-Resolution Melt (HRM) para a detectação de seis diferentes tipos genéticos de carbapenemases blaKPC, blaNDM, blaGES, blaOXA-48, blaIMP e blaVIM foram realizados.

Resultados

Um total de 52,9% dos isolados de Pseudomonas spp. meropenem resistentes não apresentou nenhum dos genes pesquisados; 37,0% apresentaram o gene blaNDM; 3,4% apresentaram o gene blaVIM, 1,4% apresentaram o gene blaIMP e 1,0% apresentaram o gene blaSPM; 1,9% apresentaram concomitantemente os genes blaIMP e blaVIM; 0,5% apresentaram os genes blaVIM e blaSPM; e 0,5% apresentaram os genes blaNDM e blaGES.

Conclusão

Mais da metade dos isolados de Pseudomonas spp. não apresentaram produção das carbapenemases pesquisadas, podendo haver outros mecanismos de resistência aos carbapenêmicos que não foram pesquisados. A enzima mais prevalente foi a blaNDM sendo detectada em mais de um terço dos isolados, excluindo a possibilidade de tratamento com ceftazidima-avibactam. Portanto, evidencia-se a importância em pesquisar a produção de carbapenemases em Pseudomonas spp. tanto para o sucesso do tratamento como para o conhecimento da epidemiologia local.

Palavras-chave:
Carbapenemase
Reação em cadeia da polimerase (PCR)
Pseudomonas spp
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools