Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐011
Full text access
PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA EM PACIENTES COM COVID‐19: AVALIAÇÃO DAS CULTURAS DE ASPIRADOS TRAQUEAIS
Visits
4213
Priscilla Karen de Oliveira Sá, Sara Almeida Silva, Camila Lopes de Araújo, Géssica Vieira Saraiva Cavalca, Camila Agra Gomes de Lira, Eujessika Katielly Rodrigues Silva, Ingrid Ramalho Leite, Michaella de Miranda Nunes, Raquel Travassos Queiroga Nóbrega
Centro Universitário Facisa (Unifacisa), Campina Grande, PB, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Nr. Processo: 36180320.9.0000.5187

Introdução: A COVID‐19, doença causada pela SARS‐CoV‐2, pode provocar a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) sendo a ventilação mecânica (VM) um tratamento de suporte necessário. Entretanto, essa abordagem terapêutica pode predispor o paciente à pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM), com impacto no tempo de internamento e nas taxas de mortalidade. O conhecimento do agente etiológico da PAVM é fundamental para a tomada de decisão terapêutica.

Objetivo: Identificar os microorganismos mais frequentes em culturas de aspirados traqueais associados à PAVM, em pacientes com COVID‐19 de um hospital público do nordeste do Brasil durante junho e julho de 2020.

Metodologia: Trata‐se de uma coorte retrospectiva, realizada em um hospital público do município de Campina Grande/PB. A amostra foi composta por pacientes diagnosticados com COVID‐19 e que necessitaram de VM. Considerou‐se a confirmação do microrganismo presente no primeiro aspirado traqueal dos pacientes por meio de realização de culturas. Os dados foram coletados pela plataforma “eCOVID: Assistência em Infectologia” que continha informações clínicas e laboratoriais dos pacientes. O projeto foi aprovado pelo CEP n° 36180320.9.0000.5187.

Resultados: Dos 22 pacientes com COVID‐19 que evoluíram com PAM 68,1% eram homens e 31,8% mulheres. A média da idade da amostra foi de 63 anos. Foram encontrados os seguintes agentes infecciosos isolados em aspirados traqueais: 39,1% de Acinetobacter sp, 34,7% de Pseudomonas, 13% de Levedura, 8,6% de Klebsiella (KPC) e 4,3% de Citrobacter sp.

Discussão/Conclusão: A maioria dos pacientes (87%) internados apresentou PAVM por bactérias gram negativas, e o Acinetobacter sp., foi microorganismo mais frequente (39%). O Acinetobacter sp tem o maior risco de contaminação em âmbito hospitalar, estando presente em válvulas e circuitos de ventiladores mecânicos. Os pacientes de alto risco são mais susceptíveis à sua coinfecção, principalmente os que fazem uso de VM. Três estudos publicados na Europa e China também demonstraram maior prevalência de bacilos gram‐negativos, sendo observada a presença de Acinetobacter baumannii, Aspergillus flavus e Enterobacter cloacae. Bactérias gram‐negativas foram as mais frequentes nos aspirados traqueais de pacientes com COVID‐19 e PAVM em nosso estudo, coincidindo com os achados microbiológicos descritos em estudos de outros países.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools