Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐345
Full text access
PERFIL MICROBIOLÓGICO DE BACTÉRIAS CAUSADORAS DE INFECÇÃO TRATO URINÁRIO DA COMUNIDADE
Visits
1946
Luísa Thomas Nascimento, Thiego Teixeira Cavalheiro
Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, RS, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: As infecções do trato urinário (ITUs) estão entre as infecções bacterianas mais comumente encontradas na população adulta, especialmente em mulheres, mas também nos homens com idades mais avançadas. A resistência bacteriana a antimicrobianos é um fenômeno mundial, considerado atualmente pela Organização Mundial da Saúde área de prioridade para atuação no século 21. Embora existam várias diretrizes internacionais para o tratamento de ITUs, as características clínicas, a etiologia e os padrões de suscetibilidade a antimicrobianos podem diferir de região para região.

Objetivo: Este estudo tem o objetivo de analisar o perfil epidemiológico dos principais microrganismos responsáveis pelas ITUs na cidade de Santa Maria/RS, elucidando o melhor antimicrobiano tendo em vista a idade e sexo de cada paciente.

Metodologia: O estudo possui caráter transversal observacional quantitativo de campo com análise no perfil epidemiológico dos principais microrganismos responsáveis pelas infecções do trato urinário da comunidade na cidade de Santa Maria e seu padrão de resistência aos antibióticos. Foram analisados uroculturas positivas e antibiogramas entre janeiro a outubro de 2018 a partir da base de dados do laboratório de análises clínicas Pasteur. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Franciscana.

Resultados: Dos 972 exames analisados, a maioria teve cultura com crescimento de Escherichia coli, representando 67,7% (n=658) das uroculturas positivas, seguido de Proteus mirabilis com 13,88% (n=135), Enterobacter aerogenes com 10,5% (n=102) e Klebsiella pneumoniae com 3,5% (n=34). O número de exames analisados referentes ao sexo feminino (n=876) foi cerca de nove vezes maior ao número de exames referentes a pacientes do sexo masculino (n=96). A idade mais prevalente de infecção urinaria no sexo feminino foi entre os 20 e os 29 anos enquanto no sexo masculino foi entre os 60 e 89 anos. Foram encontrados no total 60 (6,17%) microorganismos multirresistentes, aqueles com resistência a quatro ou mais antibióticos no antibiograma, e 26 (2,67%) microorganismos produtores de ESBL na amostra total.

Discussão/Conclusão: Percebe‐se assim uma grande prevalência de bacilos gram‐negativos fermentadores da glicose, as enterobacterias, representando 97,4% do total de uroculturas positivas analisadas. A resistência global aos antibióticos foi encontrada principalmente à ampicilina e sulfametoxazol+trimetropina, com resistência de 64,2% (624) e 36,7% (357), respectivamente.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools