12° Congresso Paulista de Infectologia
More infoIntrodução: Os antimicrobianos representam um dos maiores avanços médicos no âmbito da saúde global. Contudo, tem‐se notado um aumento alarmante no desenvolvimento de resistência a diversos tipos de classes. Sabe‐se que o uso indiscriminado de antibióticos e em doses incorretas proporcionou uma maior seleção de bactérias resistentes. Dentre estas, encontra‐se as gram negativas, principalmente Pseudomonas aeruginosa e Klebsiella pneumoniae, cujas terapias empíricas e direcionadas tornaram‐se cada vez mais complicadas na atualidade. Tendo como uma das alternativas o uso da combinação de uma cefalosporina de espectro ampliado com um inibidor de belactamase: ceftazolone/tazobactam ou ceftazidima/avibactam.
Objetivo: Avaliar o perfil de sensibilidade in vitro a ceftazolone/tazobactam e ceftazidima/avibactam em isolados de pacientes internados em hospital privado de alta complexidade com CIM de fita específica.
Metodologia: Estudo transversal descritivo a partir dos dados obtidos em culturas de janeiro a dezembro de 2019 que apresentavam resistência a carbapenens (ertapenem, imipenem e meropenem) em testes automatizados.
Resultados: Foram realizados 110 testes de sensibilidade para ceftalozone/tazobactam com isolado de 105 Pseudomonas aeruginosa, 4 Escherichia coli e 1 Klebsiella pneumoniae. Desses testes, 93 (88,6%) das P. aeruginosas se mostraram sensíveis a essa combinação de fármacos e a K. pneumoniae apresentou resistência. Foram realizados 24 testes de sensibilidade para ceftazidima/avibactam, sendo 7 Pseudomonas aeruginosa e 1 Pseudomonas stutzeri sensíveis, 14 Klebsiella pneumoniae sendo 3 resistentes (sensibilidade 78,6%) e 1 Klebsiella ozaenae e 1 Acinetobacter baumannii com resistência.
Discussão/Conclusão: Evidenciou‐se que a maioria dos patógenos encontrados são sensíveis a combinaçãodas novas cefalosporinas de espectro avançado. Porém, o uso racional de antimicrobianos e testes microbiológicos específicos são imprescindíveis na atualidade, além da melhor estratégia para guiar terapêutica em gram negativos resistentes aos carbapenens.