Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐140
Full text access
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA LEISHMANIOSE VISCERAL HUMANA NA PARAÍBA NO PERÍODO NO PERÍODO DE 2008 A 2017
Visits
1889
Valcleberson Elias Farias, Jaime Emanuel Brito Araujo
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A Leishmaniose Visceral Humana (LVH) é uma doença infecciosa não contagiosa transmitida através da picada das fêmeas da espécie Lutzomyia longipalpis, conhecido popularmente como mosquito palha, principal vetor da doença no Brasil. O agente etiológico no território brasileiro é o protozoário Leishmania chagasi (sinonímia de Leishmania infantum). A LVH apresenta ampla distribuição no Nordeste e é considerada uma doença negligenciada por acometer a população mais vulnerável do ponto de vista econômico e com maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde.

Objetivo: Traçar o perfil epidemiológico da Leishmaniose Visceral Humana no estado da Paraíba, no período compreendido entre 2008 e 2017.

Metodologia: Trata‐se de uma pesquisa observacional ecológica com uma abordagem descritiva, utilizando dados públicos do site DATASUS sobre os casos de LVH notificados no estado da Paraíba no período citado.

Resultados: No período do estudo foram confirmados 406 casos de LVH no estado da Paraíba, apresentado uma média anual de 40,6 casos. Os principais acometidos foram indivíduos do sexo masculino com 65,52% dos casos, com faixa etária de 0 a 9 anos em 37,93% dos casos (154), da zona urbana com 60,84% dos casos e com baixa escolaridade. A macrorregião III foi responsável por 50,99% dos casos, entre as Regionais de Saúde, a 1° (22,15%) e 9° (14,53%) são as principais responsáveis pelos casos da doença, o município de Cajazeiras (54,23%) apresenta o maior taxa de notificação de LVH da 9° Regional de Saúde, a mortalidade específíca da LVH é de 9,61% e a taxa de coinfecção pelo HIV é de 15,76%.

Discussão/Conclusão: A Leishmaniose Visceral Humana é uma doença endêmica na Paraíba e apresenta perfil epidemiológico parcialmente semelhante na literatura disponível sobre o tema. Podemos perceber a manutenção da doença no estado e sua expansão para a zona urbana acometendo principalmente indivíduos com baixa escolaridade, o sexo masculino e a faixa etária entre 0 e 9 anos, todas as categorias com diferença estatisticamente significativa. A doença continua prevalente na Paraíba, apresenta elevada mortalidade, alto número de coinfecção com o HIV e perfil epidemiológico parcialmente semelhante ao relatado em outras regiões do país.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools