Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐191
Full text access
PERFIL DOS USUÁRIOS DA PROFILAXIA PRÉ‐EXPOSIÇÃO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SERGIPE
Visits
1866
Milena Menezes de Santana, Mariana Cunha de Sousa, João Eduardo Andrade Tavares de Aguiar, Izabella Oliveira Costa, Marcos Antônio Lima Carvalho, Barbara Rhayane Santos, Alexia Ferreira Rodrigues, Vinícius Pitanga Teles, Angela Maria da Silva, Ana Paula Lemos Vasconcelos
Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristovão, SE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A Profilaxia Pré‐Exposição (PrEP) é mais uma ferramenta utilizada no combate e controle do vírus da imunodeficiência humana (HIV), sendo uma estratégia que necessita ter sua implantação estudada.

Objetivo: Avaliar o perfil sociodemográfico dos usuários e o motivo da busca pelo serviço de PrEP em Sergipe.

Metodologia: Trata‐se de um estudo transversal e descritivo. A coleta de dados foi realizada entre abril e setembro de 2019 por meio de aplicação de questionário com os usuários do serviço de PrEP do Hospital Universitário de Sergipe. Os critérios de inclusão foram assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e indicação para uso da PrEP por conta de comportamento sexual de risco (indivíduos com comportamento de risco como usuários de drogas injetáveis, HSH, transexuais, casais sorodiscordantes, uso recorrente do PEP, desde que estivessem com sorologia negativa para HIV).

Resultados: Foram avaliados 13 usuários dos 33 pacientes que compareceram ao serviço durante o período estudado. Destes, a média de idade dos participantes foi de 33,5 anos. A maioria dos participantes (9; 69,2%) são do sexo masculino, sendo 8 (92,3%) homens e 1 (7,7%) mulher travesti. Todos eram homossexuais (9; 100%), 7 (77%) solteiros, 5 (55,5%) pardos e 8 (88,9%) estudaram por 12 anos ou mais. Quanto às pessoas do sexo feminino, 2 (50%) eram pardas e 4 (100%) tinham estudado de 8 a 11 anos. Todas se identificaram como mulheres, heterossexuais e possuíam apenas um parceiro sexual fixo, pois eram casadas (50%) ou estavam em união estável (50%). 1 (25%) estava em planejamento reprodutivo. Nenhuma das participantes era gestante.

Discussão/Conclusão:

É possível perceber a dicotomia entre os homens e mulheres. Elas são um grupo de faixa etária mais avançada, com tempo de estudo igual ou menor a 11 anos, heterossexuais com parceiros fixos HIV positivos. Em contrapartida, os homens têm faixa etária menor, mais de 12 anos de estudo e homossexuais. Os únicos estudos encontrados sobre casais sorodiscordantes foram com casais gays. Não foram encontrados estudos sobre mulheres cis usuárias de PrEP. Em relação ao perfil sociodemográfico dos usuários, esta pesquisa difere de outras no tocante à cor. No estudo do PrEP Brasil, evidenciaram uma maior proporção de usuários brancos. Por fim, espera‐se que esse estudo promova um estímulo a novas pesquisas no mesmo serviço, com a ampliação do número de usuários por meio de divulgações do serviço, e em outros locais.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools