Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
OR-32 - IMPACTO DA REALIZAÇÃO DE TIME OUT NA UTILIZAÇÃO DE CEFTAZIDIMA-AVIBACTAM EM UM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE EM SÃO PAULO
Visits
224
Chin Yi Su Kuninari, Ronaldo Morales Junior, Bruna Bergmann Santos, Vanessa D. Amaro Juodinis, Patricia C. Baruel Okumura
Hospital Sírio-Libanês, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

O uso desnecessário e inadequado de antimicrobianos de amplo espectro em hospitais contribuem para a seleção e disseminação de microrganismos resistentes, além de trazer risco de eventos adversos aos pacientes e riscos financeiros para as instituições de saúde. O Time Out é uma intervenção que consiste na avaliação e revisão periódica do tratamento antimicrobiano conforme a evolução clínica do paciente e resultados laboratoriais. Informações como indicação, dose, via de administração, duração da terapia e possibilidade de descalonamento são avaliadas para adequar a terapia e evitar o uso desnecessário de antimicrobianos. A ceftazidima-avibactam é um antimicrobiano de amplo espectro e alto custo que requer atenção especial dos programas de gerenciamento devido à importância de preservar sua eficácia frente ao crescente desafio da resistência bacteriana.

Objetivo

Avaliar o impacto do Time Out na utilização de ceftazidima-avibactam em um hospital particular e filantrópico de alta complexidade.

Método

Estudo intervencional prospectivo incluindo pacientes adultos internados em uso de ceftazidima-avibactam por mais de 72h no período de Junho/2023 a Março/2024. O Time Out foi realizado por farmacêuticos clínicos e as intervenções farmacêuticas foram registradas e analisadas. O consumo de ceftazidima-avibactam foi medido em Dose Diária Definida (DDD) e Dias de Terapia (DOT).

Resultados

Foram realizadas 191 avaliações para um total de 105 pacientes no período referido. Um total de 61 intervenções farmacêuticas de relevância clínica foram registradas com a realização do Time Out. As principais intervenções foram relacionadas a ajustes posológicos (56%, em sua maioria baseada na função renal) e indicação terapêutica (31%, majoritariamente devido ao término do tempo de tratamento). Observou-se uma tendência de redução do consumo (DDD e DOT) no período, sendo mais acentuada de Dezembro/2023 a Março/2024.

Conclusão

A realização do Time Out a partir de 72h do início da terapia antimicrobiana se mostrou uma ferramenta eficaz na identificação de possíveis intervenções farmacêuticas, principalmente relacionadas ao ajuste posológico e tempo de tratamento. Essas intervenções contribuíram para a otimização terapêutica e redução do consumo desnecessário de ceftazidima-avibactam. O Time Out de antimicrobianos pode ser implementado na prática clínica visando uma utilização mais racional e eficaz dos recursos terapêuticos, sendo uma estratégia eficiente de gestão de antimicrobianos em ambiente hospitalar.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools