Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐092
Full text access
O IMPACTO DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS (COVID‐19) NA BUSCA POR CONHECIMENTO SOBRE A PREVENÇÃO DE INFECÇÕES: GOOGLE TRENDS
Visits
2191
Gabriela Teodoro Carril, Luize Fábrega Juskevicius
Fundação Lusíada, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: O subtipo de coronavírus mais recentemente descoberto, SARS‐CoV‐2, causador da COVID‐19, se transformou em uma preocupação devido à fácil transmissão através de gotículas produzidas por tosse ou espirro, de pessoa para pessoa, com sintomas de início leve e progressivo, sendo os mais comuns a febre, tosse seca e cansaço. Dentre as medidas de prevenção podemos destacar a higiene de mãos e distanciamento social. Atualmente, com a tecnologia, a internet é considerada uma ferramenta importante para disseminação de informação e, através dela, também podemos estudar o comportamento da população em relação ao que buscam saber, inclusive sobre saúde.

Objetivo: Relacionar a busca por conhecimento sobre prevenção de COVID‐19 e higiene de mãos com a evolução da pandemia, através da elaboração de uma linha do tempo.

Metodologia: Este estudo quantitativo descritivo foi realizado a partir do levantamento de dados utilizando a plataforma Google Trends, determinando o volume de pesquisa dentro do site dos termos higiene de mãos e hand wash, dentro do período dos últimos cinco anos, e os termos prevenção coronavírus, coronavirus prevention, prevenção COVID‐19 e COVID‐19 prevention, no período relativo de agosto de 2019 a agosto de 2020, onde os termos em inglês foram pesquisados no território mundial, e os na língua portuguesa no Brasil.

Resultados: Os resultados se apresentam como um número relativo à popularidade do termo, e assim, conseguimos observar que os termos hand wash e higiene de mãos permanecem como uma constante busca ao longo dos últimos cinco anos, tendo um pico de popularidade após a declaração da doença como pandemia, assim como os termos prevenção coronavírus e coronavirus prevention, enquanto os termos prevenção COVID‐19 e COVID‐19 prevention apresentaram um aumento de popularidade no mês de agosto, juntamente com o grande número de casos no mundo e o anúncio sobre vacinas.

Discussão/Conclusão: A pandemia de COVID‐19 marcou a história da humanidade, assim, vários fatos ocorridos durante este período fazem parte da trajetória e evolução da ciência, podendo também influenciar a população quanto a busca por conhecimentos específicos, até mesmo na área da saúde, e por isso há a necessidade de desenvolvimento de conteúdo informativo e seguro para a população.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools