12° Congresso Paulista de Infectologia
More infoIntrodução: O subtipo de coronavírus mais recentemente descoberto, SARS‐CoV‐2, causador da COVID‐19, se transformou em uma preocupação devido à fácil transmissão através de gotículas produzidas por tosse ou espirro, de pessoa para pessoa, com sintomas de início leve e progressivo, sendo os mais comuns a febre, tosse seca e cansaço. Dentre as medidas de prevenção podemos destacar a higiene de mãos e distanciamento social. Atualmente, com a tecnologia, a internet é considerada uma ferramenta importante para disseminação de informação e, através dela, também podemos estudar o comportamento da população em relação ao que buscam saber, inclusive sobre saúde.
Objetivo: Relacionar a busca por conhecimento sobre prevenção de COVID‐19 e higiene de mãos com a evolução da pandemia, através da elaboração de uma linha do tempo.
Metodologia: Este estudo quantitativo descritivo foi realizado a partir do levantamento de dados utilizando a plataforma Google Trends, determinando o volume de pesquisa dentro do site dos termos higiene de mãos e hand wash, dentro do período dos últimos cinco anos, e os termos prevenção coronavírus, coronavirus prevention, prevenção COVID‐19 e COVID‐19 prevention, no período relativo de agosto de 2019 a agosto de 2020, onde os termos em inglês foram pesquisados no território mundial, e os na língua portuguesa no Brasil.
Resultados: Os resultados se apresentam como um número relativo à popularidade do termo, e assim, conseguimos observar que os termos hand wash e higiene de mãos permanecem como uma constante busca ao longo dos últimos cinco anos, tendo um pico de popularidade após a declaração da doença como pandemia, assim como os termos prevenção coronavírus e coronavirus prevention, enquanto os termos prevenção COVID‐19 e COVID‐19 prevention apresentaram um aumento de popularidade no mês de agosto, juntamente com o grande número de casos no mundo e o anúncio sobre vacinas.
Discussão/Conclusão: A pandemia de COVID‐19 marcou a história da humanidade, assim, vários fatos ocorridos durante este período fazem parte da trajetória e evolução da ciência, podendo também influenciar a população quanto a busca por conhecimentos específicos, até mesmo na área da saúde, e por isso há a necessidade de desenvolvimento de conteúdo informativo e seguro para a população.