Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
ÁREA: EDUCAÇÃO EM INFECTOLOGIAEP‐093
Full text access
FRAGILIDADES NO ENSINO MÉDICO SOBRE PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO
Visits
1880
Isabela Bulhões Andrade, Angela Maria da Silva, Vinícius Fernando Alves Carvalho, Beatriz Ribeiro Pinto de Holand, Marco Antonio Prado Nunes
Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristovão, SE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) estão entre os eventos adversos mais frequentes e são um desafio global de saúde. Os médicos estão entre os profissionais menos aderentes às medidas de prevenção de infecção e uma das razões é a formação médica inadequada.

Objetivo: Testar se os estudantes de Medicina apresentam conhecimento suficiente acerca das noções básicas sobre infecções relacionadas à assistência à saúde.

Metodologia: Estudo do tipo inquérito que consistiu na aplicação de um questionário sobre noções de IRAS aos estudantes de Medicina do 5° e 6° ano do curso. 129 alunos responderam o questionário de perguntas com respostas sim/não, que é divido em três áreas de conhecimento: infecção nosocomial (NI), precauções padrão (SP) e higiene das mãos (HH), compondo um total de 25 pontos. Também foi perguntada a forma predominante pela qual o conhecimento foi obtido. Considerou‐se como conhecimento adequado para cada área 70% ou mais de respostas corretas. Observado este ponto de corte, a pontuação mínima foi de 3.5 para NI; 8.4 para SP; 5.6 para HH e 17.5 no escore total.

Resultados: Os estudantes de Medicina atingiram a pontuação mínima esperada sobre noções de IRAS (escore total: 19.37±1.63). Contudo, obtiveram desempenho inferior ao estabelecido na área HH (Média: 4.96±1.06) e a diferença entre ela e as demais áreas foi significante estatisticamente (p<0.001).

Discussão/Conclusão: Apesar de a formação médica ser aparentemente suficiente a respeito das noções de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), há fragilidades em conceitos básicos. O desconhecimento sobre questões fundamentais na prevenção de infecções pode estar relacionado à má aderência dos médicos em relação às medidas de prevenção de IRAS.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools