Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐202
Full text access
MOTIVOS PARA A DESCONTINUAÇÃO DA PROFILAXIA PRÉ EXPOSIÇÃO AO HIV
Visits
1820
Ruy Formiga Barros, Raquel Godoi de Carval, Larissa Negromonte Azev
Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), João Pessoa, PB, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A profilaxia pré‐exposição (PrEP) consiste no uso diário por via oral de um comprimido que combina dois medicamentos e, dependendo da adesão do paciente à profilaxia, promove uma redução do risco de infecção pelo vírus da iunodeficiência humana (HIV). Existem vários motivos na literatura para descontinuar o uso de PrEP.

Objetivo: Descrever os motivos para descontinuação da profilaxia pré‐exposição ao vírus HIV entre os pacientes incluídos na PrEP na literatura nos últimos 3 anos.

Metodologia: Pesquisa bibliográfica exploratória e descritiva, realizada em fontes secundárias do tema em estudo. A coleta de dados foi realizada durante os meses de abril e maio de 2020. Foram incluídos artigos dos últimos 3 anos (2017 ‐ 2020), nos idiomas inglês e português.

Resultados: Foram selecionados 15 artigos. Analisou‐se que os motivos para a descontinuação são diversos, entre eles destaca‐se a autopercepção e baixo risco para infecção pelo HIV e custos com seguro médico.

Discussão/Conclusão: Em se tratando de perfil sociodemográfico, os estudos que fizeram parte desta revisão possuem vertentes diferentes; alguns foram realizados em países com uma população diferente social, cultural e economicamente. Acerca dos efeitos adversos que podem vir a se tornar barreiras à adesão plena e continuidade longitudinal da profilaxia, a literatura se mostra muito vaga. A adesão e longituinalidade são princípios necessários para o sucesso da Profilaxia Pré‐Exposição e intervenções precisam ser desenvolvidas a medida que barreiras como a autopercepção de baixo risco de contrair infecção pelo HIV surjam.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools