No cenário pandêmico, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a adoção das medidas de prevenção para coronavírus disease (COVID-19) visando controlar a propagação do vírus. Dentre as principais medidas não farmacológicos para essa finalidade destacam-se a higienização das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social. Essas medidas são necessárias para a contenção viral e consequente redução dos casos, especialmente entre os profissionais de saúde, devido sua vulnerabilidade ocasionada pelo contato constante com os pacientes que podem ou não estar contaminados.
ObjetivoIdentificar as medidas de prevenção contra a COVID-19 adotadas entre os profissionais da saúde no contexto da pandemia.
MétodoTrata-se de um estudo transversal online de abordagem quantitativa realizado entre os profissionais da área da saúde. Os dados foram coletados por meio de mídias sociais entre abril e maio nos anos de 2020 e 2021. Utilizou-se um formulário de informações demográficas e de medidas adotadas para a prevenção contra a COVID-19. O Teste Qui Quadrado e Teste Exato de Fisher foram adotados para identificar a associação entre medidas de prevenção e ter tido ou não contato com pessoas diagnosticadas com a COVID-19. Para análise de dados utilizou o software IBM®SPSS v.22. A pesquisa foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (n° parecer: 3.971.512).
ResultadosParticiparam do estudo 7.027 (100%), dentre eles, profissionais de enfermagem (57,2%), médicos (5,7%), outros profissionais (20,1%), equipe de apoio (17,0%). Para as medidas de prevenção, os profissionais relataram realizar a higienização das mãos (98,2%), uso de máscaras (94,5%), uso de álcool em gel (93,0%) e isolamento social (70,7%). Para associação entre as medidas de prevenção e ter tido ou não contato com pessoas diagnosticadas com a COVID-19, os profissionais que tiveram contato com a COVID-19 realizaram mais o uso de máscaras (p = 0,000).
ConclusãoDentre as medidas de prevenção adotadas por profissionais de saúde contra a COVID-19 destacam-se a higiene das mãos, o uso de máscaras, uso de álcool em gel e isolamento social. Assim, ressalta-se a importância das medidas de prevenção contra a COVID-19 ao prevenir a transmissibilidade do vírus entre os profissionais da área da saúde durante a prestação de cuidados ao paciente durante a pandemia, destacando-se entre as medidas mais utilizadas a higienização das mãos desse modo interrompendo a cadeia de transmissão da doença.
Ag. FinanciadoraChamada MCTIC/CNPQ/FNDCT/MS/SCTIE/DECIT N°07/2020.
Nr. ProcessoCNPQ N°401371/2020-4.