12° Congresso Paulista de Infectologia
More infoIntrodução: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) é uma condição tardia da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV), cujas doenças oportunistas e o próprio vírus podem afetar o sistema nervoso. Objetivo–Descrever as características neurológicas dos pacientes com HIV admitidos em um hospital de referência.
Objetivo: Descrever as características neurológicas dos pacientes com HIV admitidos em um hospital de referência.
Metodologia: Estudo observacional descritivo realizado em um Hospital de Salvador‐BA. Foram analisadas as queixas principais dos pacientes na admissão, em seguida, agrupada em síndromes, e depois avaliada a associação entre as manifestações neurológicas com idade, sexo, uso de TARV, e uso de drogas ilícitas.
Resultados: A amostra foi composta por 82 pacientes, com idade variando entre 20 a 72 anos. A grande maioria (89,02%) se caracteriza como causa secundária, seguido de infecção primária aguda por HIV (7,32%). Na amostra foi constatada forte correlação (p=0,003) entre o uso do TARV e a origem da manifestação neurológica, onde a maioria dos pacientes que já possuíam o diagnóstico não faziam o tratamento.
Discussão/Conclusão: Os resultados encontrados no presente estudo sugerem que a maioria a causa mais comum da manifestação neurológica nos pacientes com HIV é por infecções secundárias por neurotoxoplasmose, cujas apresentações sindrômicas mais prevalentes foram cefaleia, crise e rebaixamento do nível de consciência. É fundamental que o médico tenha como hipótese diagnóstica a fim de tomar uma conduta mais efetiva.