Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐230
Full text access
MANIFESTAÇÕES NEUROLÓGICOS EM PACIENTES COM HIV INTERNADOS EM UM HOSPITAL DE SALVADOR ‐ BAHIA.
Visits
2133
Carlos Alberto Barroso da Silva Filho, Julio Cesar Boaventura Freitas, Ana Paula Sousa P. Barroso da Silv, Raphael Lavigne Barroso da Silv
Universidade Salvador (UNIFACS), Salvador, BA, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) é uma condição tardia da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV), cujas doenças oportunistas e o próprio vírus podem afetar o sistema nervoso. Objetivo–Descrever as características neurológicas dos pacientes com HIV admitidos em um hospital de referência.

Objetivo: Descrever as características neurológicas dos pacientes com HIV admitidos em um hospital de referência.

Metodologia: Estudo observacional descritivo realizado em um Hospital de Salvador‐BA. Foram analisadas as queixas principais dos pacientes na admissão, em seguida, agrupada em síndromes, e depois avaliada a associação entre as manifestações neurológicas com idade, sexo, uso de TARV, e uso de drogas ilícitas.

Resultados: A amostra foi composta por 82 pacientes, com idade variando entre 20 a 72 anos. A grande maioria (89,02%) se caracteriza como causa secundária, seguido de infecção primária aguda por HIV (7,32%). Na amostra foi constatada forte correlação (p=0,003) entre o uso do TARV e a origem da manifestação neurológica, onde a maioria dos pacientes que já possuíam o diagnóstico não faziam o tratamento.

Discussão/Conclusão: Os resultados encontrados no presente estudo sugerem que a maioria a causa mais comum da manifestação neurológica nos pacientes com HIV é por infecções secundárias por neurotoxoplasmose, cujas apresentações sindrômicas mais prevalentes foram cefaleia, crise e rebaixamento do nível de consciência. É fundamental que o médico tenha como hipótese diagnóstica a fim de tomar uma conduta mais efetiva.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools