Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐372
Full text access
ISOLAMENTO DE “CRYPTOCOCCUS” SPP. PELO LABORATÓRIO DE LEVEDURAS PATOGÊNICAS E AMBIENTAIS E SERVIÇO DE DIAGNÓSTICO MICROBIOLÓGICO VETERINÁRIO DA UFRRJ
Visits
1909
Mário Mendes Bonci, Clara de Almeida Mendes, Daniel P. Barros de Abreu, Caroline da Silva Prado, Michelle de Souza M Gonçalves, Marcela Barlette Mendes, Paulo Roberto Lima de A. Junior, Regina Teixeira Barbieri, Claudete Rodrigues Paula, Francisco de Assis Baroni
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A criptococose é uma micose sistêmica, primária ou secundária à outra enfermidade. “Cryptococcus neoformans” e “C. gatti” são espécies patogênicas. Outras espécies já foram relatadas em pacientes imunocomprometidos. A criptococose em felinos pode ser disseminada ou focal, principalmente com lesões no nariz, ou outras áreas da cabeça. Sinais neurológicos, como ataxia, podem ocorrer, dependendo do comprometimento do sistema nervoso central. O exame direto das amostras e o isolamento são importantes no diagnóstico da doença. Devido ao potencial zoonótico, torna‐se importante a vigilância epidemiológica.

Objetivo: Descrever o isolamento de “Cryptococcus” spp de dois felinos e correlacionar com sinais clínicos, assim como relatar a identificação laboratorial fenotípica do agente a partir de amostras obtidas destes pacientes, contribuindo para acompanhamento clínico e epidemiológico da doença.

Metodologia: O material foi oriundo de dois gatos domésticos, ambos sem raça definida, de locais distintos, um macho de idade indeterminada e outro fêmea com 14 anos. O primeiro animal apresentava abaulamento de narina e produção de secreção nasal abundante. O segundo animal, fêmea, apresentava sintomatologia neurológica, sem lesão na área nasal, mas com enfartamento de linfonodos e com histórico de acesso a áreas de jardins e contato com aves. Foram trabalhados respectivamente secreção nasal e líquor, processados no Laboratório de Leveduras Patogênicas e Ambientais e Serviço de Diagnóstico Microbiológico Veterinário da UFRRJ. A confecção de lâminas com Nigrosina, evidenciou leveduras esféricas encapsuladas e com brotamentos para ambas as amostras, características de “Cryptococcus” spp. Realizou‐se isolamento em agar Sabouraud com cloranfenicol a 35°C. Colônias de coloração levemente creme surgiram após 4 dias de semeadura, tornando‐se mucoides após alguns dias. Obteve‐se positividade em teste de produção de urease, assimilação de inositol e produção de melanina em meio DOPA. A identificação fenotípica, possibilitou apenas classificar a levedura como “Cryptococcus neformans” ou “C. gattii”. Não há dados sobre a evolução da doença no primeiro animal, mas o segundo foi a óbito.

Discussão/Conclusão: Evidencia‐se a relevância do exame direto, isolamento e outras provas laboratoriais para confirmação da criptococose em animais. Aspectos como a sintomatologia devem ser considerados, assim como a possibilidade de diagnóstico diferencial. A vigilância epidemiológica faz‐se importante.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools