Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐454
Full text access
INVESTIGAÇÃO EPIDEMIOLÓGICO DO PERFIL DE COBERTURA VACINAL NO ESTADO DO PARANÁ
Visits
2084
Liria Maria Daldoso Silva, Natalia Cesario de Alme, Ana Carolina Moreira, Luisa Miranda Loidi
Centro Universitário Ingá (UNINGÁ), Maringá ‐ PR,
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A vacinação é um método profilático de doença infectocontagiosas, estimula o sistema imune a produção de antígenos contra determinados patógenos. No Brasil, as primeiras campanhas de vacinação aconteceram no século XIX, após o período iniciou‐se várias estratégias como campanhas, coberturas, e varreduras a fim de incentivar a imunização. Entretanto, as metas vacinais tem sido dificultada pela não acessibilidade dos vacinadores às moradias, pela crença popular de que a vacinação de rotina não tem importância e disseminação de notícias falsas sobre possíveis reações das vacinas.

Objetivo: Com base nos registros do Data SUS, o presente estudo tem como objetivo avaliar a cobertura vacinal paranaense, a fim de relacionar com a meta preconizada pelo Ministério da Saúde.

Metodologia: Trata‐se de um estudo descritivo referente ao período de 2009 a 2019 sobre cobertura vacinal no estado do Paraná. Os valores apresentados foram obtidos através do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI‐PNI/CGPNI/DEIDT/SVS/MS), foram utilizados bancos de dados do Scielo e PubMed para seleção dos artigos nos idiomas inglês, espanhol e português.

Resultados: De acordo com os dados analisados de 2009 a 2019, a região sul mostrou‐se ser a segunda região do país com maior cobertura vacinal. Atingindo, a partir de 2017, os maiores percentuais de imunizações do Brasil. Até o ano de 2013, o Paraná era o estado da região sul com maior cobertura de vacinação. Porém, em 2016 houve uma queda súbita na imunização do estado, com queda de 96,41% em 2015, para 55,32% em 2016, voltando a subir para 90,47% em 2017, mantendo‐se elevado até 2019.

Discussão/Conclusão: O estudo mostrou que, embora o paraná seja historicamente bem colocado nas coberturas vacinais, o estado não alcança a meta preconizada desde 2016, visto que a meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%. Desse modo, o governo brasileiro procura maneiras de melhorias, principalmente para vacinação infantil, por conta do aumento da incidência de doenças previamente erradicadas por meio da imunização. Sendo necessário a adoção de medidas que revertam o quadro, estendendo o horário das casas de vacinas, e penalidade para negligência com crianças e/ou adolescente que não são vacinados, uma vez que é consta na Constituição Federal o direito à saúde.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools