Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
INTERPRETAÇÃO DE ACHADOS TOMOGRÁFICOS INCIDENTAIS SUSPEITOS PARA TUBERCULOSE PULMONAR EM UMA UNIDADE DE URGÊNCIA
Visits
696
Andrey Biff Sarris
Corresponding author
absarris@hcrp.usp.br

Corresponding author.
, Lucas Cabrini Gabrielli, Fernando José Leopoldino Fernandes Candido, Lucas Barbosa Agra
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/objetivo

Tuberculose (TB) é uma doença endêmica e com grande impacto no contexto da saúde pública brasileira. No Brasil, entretanto, no período de 2017 a 2019 observou-se o aumento da incidência da doença. Nosso trabalho tem como objetivo avaliar a percepção do médico na sala de emergência quanto a alterações tomográficas que sugerem acometimento por M. tuberculosis, bem como a indicação de isolamento para aerossóis para investigação diagnóstica.

Métodos

Foram avaliadas todas as baciloscopias realizadas na Unidade de Emergência do HCFMRP-USP, no período entre 01/01/2022 até 31/03/2023, com avaliação de prontuário definindo o momento de solicitação de isolamento devido à suspeita de TB pulmonar. As variáveis foram avaliadas quanto à normalidade pelo teste de Shapiro-Wilk. Variáveis paramétricas foram analisadas pelo teste de T-Student e as não-paramétricas pelo de Qui-Quadrado. Foi considerado estatístico p < 0,05. Todas as TC foram reavaliadas por radiologista e infectologia cegos em relação aos resultados de TB a fim de notar alterações, caso a solicitação do exame fosse dada como suspeita de TB. Houve divisão entre dois grupos a fim de avaliar variáveis associadas à positivação microbiológica.

Resultados

Obtivemos 352 amostras de baciloscopia e cultura, 155 testes de TB-TRM de um total de 159 pacientes. 51 (32,1%) dos pacientes tiveram indicação de coleta microbiológica após realização da TC e destes, 14 (27,45%), tiveram confirmação de TB. A média de idade foi de 46,6 anos (+/-2,4, IC95%). Entre as variáveis analisadas, a presença de derrame pleural, adenomegalia mediastinal, lesão cavitada e micronodulações com distribuição em árvore em brotamento estiveram associadas à positividade de algum teste (TB-TRM ou baciloscopia ou cultura), com p < 0,05. Houve apenas 1 padrão miliar no grupo com exames positivos. Não houve diferença estatística nas variáveis sexo, subtipo de derrame pleural e acometimento uni ou bilateral pulmonar.

Conclusão

O cenário de urgência implica em maior agilidade para realização de exames de imagem, bem como é frequente a admissão de pacientes confusos, sem histórico de doença respiratória ou inconscientes, assim como pacientes internados por causas externas. Entretanto, notou-se grande número de TC normais, as quais foram consideradas suspeitas para TB pela equipe assistente, levando a maior tempo de internação e maior gastos, visto necessidade de isolamentos.

Palavras-chave:
Tuberculose Micobactérias Tomografia de tórax Escarro
Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools