Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐329
Full text access
IMPACTO NOS RESULTADOS DE VANCOCINEMIAS E DESFECHOS CLÍNICOS APÓS A INTRODUÇÃO DO FARMACÊUTICO CLÍNICO NA EQUIPE DE UNIDADE INTENSIVA EM NEONATOLOGIA
Visits
1997
Allan da Silva Nascimento, Marcos Fernando Passaro, Priscilla Sartori Souza, Sandra Cezar Campos, Marilene Kiskissian Martins
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos, Santos, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A vancomicina é um antibiótico que possui atividade contra um amplo espectro de bactérias gram‐positivas (GP), sendo um dos medicamentos mais incluídos nos protocolos de controles de níveis séricos.

Objetivo: Avaliar os resultados obtidos após a inclusão do Farmacêutico Clínico (FC) na equipe de uma Unidade de Terapia Intensiva em Neonatologia (UTIN).

Metodologia: Foi realizado um estudo retrospectivo dos pacientes que utilizaram vancomicina na UTIN no ano de 2017, analisado seus resultados e comparado com os 6 meses iniciais do FC na equipe, no ano de 2018.

Resultados: No ano de 2017, 35 pacientes receberam vancomicina e 18 foram monitorados com 50% dos resultados dentro da faixa ideal. Destes, 13 tiveram alta por melhora permanecendo em média de 69,46 dias internados, os outros 5 foram a óbito. Os demais pacientes não foram monitorados, sendo que 10 deles tiveram alta por melhora e permaneceram em média 47,4 dias internados, os outros 7 foram a óbito. No período de 2018, 8 pacientes receberam vancomicina, todos foram monitorados e 53% estavam dentro da faixa ideal. A média de internação foi de 44,38 dias e não ocorreram óbitos.

Discussão/Conclusão: Após a introdução do FC, foi estabelecido um protocolo e todos os pacientes que receberam vancomicina tiveram seus NSV monitorados. Após os primeiros resultados, trocou‐se a referência utilizada, adotando‐se Pediatric and Neonatal Dosage Handbook, pois a referência utilizada (Neofax, 2014) foi descrita em estudos não ser suficiente para atingir o alvo terapêutico. Com isso o tratamento mostrou‐se mais efetivo, tendo menor variação de NSV entre os períodos e melhores desfechos clínicos, podendo‐se perceber uma relação de, quanto maior o monitoramento menor é a incidência de óbitos, pois em 2017 o número de óbitos foi de 34,28% vs nenhum no período de 2018.

Quanto ao tempo de internação dos pacientes monitorados, houve redução nos dias após implantação do protocolo pelo FC, de 69,46 dias para 44,38 dias. Em relação aos microrganismos, a detecção de cocos GP sensíveis a oxacilina no ano de 2017 e a não detecção no período de 2018 mostra que o menor controle do NSV pode ter levado a doses subterapêuticas, ocasionado resistência bacteriana por pressão seletiva. Portanto o FC contribuiu na efetividade do tratamento, no menor tempo de internação e na melhoria dos desfechos clínicos.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools