Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐210
Full text access
HIV NO INTERESSE DA REUMATOLOGIA
Visits
2085
Marcos Kobren Zanardini, Lucas Kobren Zanardini, Francisco Ernesto Zanardini
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: Em 1981 a síndrome da imunodeficiência adquirida foi descrita, e a partir de então se identifica várias formas de manifestação desta, que se caracteriza por comprometimento progressivo da resposta imunológica como consequência da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana. O interesse da investigação de manifestações reumatológicas na SIDA se dá pelo aparecimento destas manifestações em imunodeficientes, quando havia o consenso de que tais manifestações seriam atribuídas a hiperfunção do sistema imune, onde este conceito deverá ser reduzido ao termo “disfunção deste sistema”. Há uma gama de manifestações reumatológicas na SIDA como artrites infecciosas, espondiloartropatias, artrites associadas á SIDA, poliartrite simétrica aguda, necrose avascular, polimiosite, síndrome de Sjögren e manifestações de autoímunidade. Portanto devem ser consideradas como sinal de alerta, podendo ser a primeira manifestação clínica pelo HIV.

Objetivo: Instrumentalizar os critérios de identificação de manifestações da Síndrome da imunodeficiência adquirida, a partir de achados reumatológicos

Metodologia: O presente estudo se fêz a partir de uma revisão bibliográfica, de estudos primários sobre as manifestações reumatológicas na SIDA, com buscas automáticas em bibliotecas digitais por palavras‐chave.

Resultados: Após análise de artigos, observa‐se que a terapia anti‐retroviral mudou o curso de infecção pelo HIV e o espectro das manifestações reumatológicas, o que leva a obter critérios diagnósticos da SIDA associados a doenças reumáticas

Discussão: A associação de manifestações reumatológicas e SIDA justifica a colocar no diagnóstico deferencial para estas manifestações, com especial atenção a Artrite Reativa com achados de até 25% serem HIV+ e na Fibromialgia com 11%. Portanto a etiopatogenia da hiperfunção do sistema imune passam a ser percebidos como disfunção deste, dado ao desequilíbrio da imunossupressão e hiperatividade.

Conclusão: Sabidamente temos que 72% dos pacientes com SIDA apresentam alguma queixa musculoesquelética em algum momento de sua doença. As associações entre estas condições leva estruturar critérios diagnósticos pois as manifestações reumáticas podem preceder a da infecção pelo HIV.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools