Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐211
Full text access
ANÁLISES DA POPULAÇÃO LINFOCITÁRIA DE CRIANÇAS NASCIDAS DE MÃES QUE VIVEM COM HIV EM TERAPIA ANTIRRETROVIRAL. SANTOS, SP
Visits
2226
Alisson S. Rodrigues Santos, Carolina P. Souza Jesus, Silvano Aparecido Silva
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), Santos, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Ag. Financiadora: PROIN (UNISANTOS)

Nr. Processo: EDITAL N°78/2019

Introdução: A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) é causada pelos vírus HIV‐1 e HIV‐2. Em crianças, é normalmente adquirida pela transmissão vertical. A taxa de detecção da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) em menores de 5 anos tem sido utilizada como indicador para o monitoramento da transmissão vertical do HIV. Conhecer o perfil das células imunológicas dessas crianças pode proporcionar novas descobertas sobre características imunológicas da AIDS.

Objetivo: Analisar a dinâmica dos linfócitos circulantes no sangue periférico de crianças nascidas de mães que vivem com HIV (CNMVHIV) em terapia antirretroviral (TARV).

Metodologia: Fora explorada a base de dados da Seção Centro de Diagnóstico de Santos para acesso dos prontuários dos anos de 2009 a 2019 em busca de crianças de 0 a 6 anos de idade nascidas de mães com HIV com resultados de exames da contagem de linfócitos TCD4, TCD8 e carga viral (CV). As crianças foram categorizadas em carga viral detectável e indetectável e subdivididas de acordo com a idade. A literatura fora revisada para possível comparação dos resultados das crianças em função da CV.

Resultados: Foram encontradas 977 crianças de 0 a 6 anos nascidas de mães que vivem com HIV em TARV. As crianças com carga viral indetectável (n=897) apresentaram contagem de TCD4 e TCD8 dentro dos padrões de referência, razão TCD4/TCD8>2 para 0‐1 ano e >1 nas demais faixas etárias (1‐6), a contagem de TCD4 se reduziu em 52% e TCD8 em 9% do 1° ao 6° ano de vida. Crianças com CV detectável (n=80) apresentaram contagem de TCD4 menor que TCD8, razão TCD4/TCD8<1 em todos os intervalos (1‐6), exceto no 1° ano em TCD4/TCD8>2, a contagem de TCD4 se reduziu em 54% do 1° ao 6° ano enquanto a de TCD8 se elevou em 127%. Crianças de 0‐1 ano (n=540) e 1‐2 anos (n=290) foram as mais testadas.

Discussão/Conclusão: A detecção viral influencia a dinâmica linfocitária de CNMVHIV, uma vez que diminui a contagem de linfócitos TCD4 se comparada com a contagem de TCD8. As crianças recém‐nascidas (0‐1) apresentam a maior contagem de TCD4 independente da CV. A adesão da TARV pode levar a criança à CV indetectável, contagem de TCD4, TCD8 e razão TCD4/TCD8 aos valores de referência. Enquanto falhas na adesão podem levar à transmissão vertical do HIV e à detecção da CV, invertendo a relação dos linfócitos TCD4 e TCD8 destas crianças se comparadas com as de CV indetectável.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools