Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐096
Full text access
FOUR CORNERS: UMA ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA ENSINO DE INFECTOLOGIA A ESTUDANTES DE MEDICINA
Visits
3695
Vivian Avelino Iida-Silva, Barbara Labella Henriques
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: No período de 2011 a 2014 a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo passou por uma extensa reestruturação curricular do curso médico mediante a adoção de um currículo baseado em competências. Nesse contexto, uma adequação das atividades direcionadas para os internos foi necessária e uma das estratégias de aprendizagem interativa utilizadas foi uma adaptação do “Four corners” para a discussão de casos clínicos.

Objetivo: Descrever a experiência da estratégia de aprendizado ativa “Four Corners” no aprendizado de doenças infecciosas para alunos de medicina do 5° ano.

Metodologia: A estratégia “Four Corners” é uma abordagem que consiste em desafiar os alunos com perguntas distribuídas nos quatro cantos da sala de aula promovendo a discussão entre os estudantes envolvidos sobre cada um dos tópicos levantados. Os alunos conduzem a discussão com supervisão do coordenador sem interferências, cada estação tem duração de 15 minutos. Ao final da atividade o professor faz uma retomada conjunto de todos os temas e dúvidas levantadas

Resultados: O conceito de aprendizagem ativo parece ser intuitivo, mas não tem definição única, os autores Bonwell & Elison definem como “qualquer coisa que envolve os alunos em fazer coisas e pensar sobre as coisas eles estão fazendo”. Para essa transição deve‐se utilizar de maneira combinada diversas técnicas adaptadas aos diferentes contextos. A estratégia “Four Corners” constitui uma atividade ativa em que os alunos se envolvem na discussão e trocam impressões. O estudante assume simultaneamente a posição de aprendiz e de professor, recebendo feedbacks imediatos de seus pares.

Muitas aulas e palestras já consolidadas podem ser adaptadas para uma atividade como o “Four Corners” especialmente em situações em que os alunos já tem determinado escopo teórico, mas ainda pouca maestria na aplicação dessa teoria, como é o caso do internado. As pedagogias ativas mudam a natureza da experiência do aprendizado mas nem sempre exigem mudança em todo o material a ser entregue, sendo que a proposta muitas vezes é adaptar o que já é feito.

Discussão/Conclusão: A reforma do ensino médico na graduação é um processo contínuo e passa necessariamente pelo entendimento do papel do professor como mediador. Uma proposta de promover mudanças no ensino é através da adoção de estratégias que promovem o aprendizado ativo. A estratégia de “Four Corners” pode melhorar a satisfação do aluno e o envolvimento com a aprendizagem

Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools