Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
FITAS DE GRADIENTE DE CONCENTRAÇÃO E MICRODILUIÇÃO EM CALDO: COMPARAÇÃO DE MÉTODOS PARA DETERMINAÇÃO DO PERFIL DE SUSCETIBILIDADE DE CANDIDA SPP.
Visits
826
Regiane Nogueira Spalanzanib,
Corresponding author
spalanzani.regi@gmail.com

Corresponding author.
, Adriele Celine Siqueirab, Damaris Krulb, Thaís Muniz Vasconcelosb, Érika Medeiros dos Santosa, Luiza Souza Rodriguesb, Libera Maria Dalla Costab
a Hospital Pequeno Príncipe, Curitiba, PR, Brasil
b Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Curitiba, PR, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

Candidíase invasiva é a principal doença fúngica associada à assistência à saúde, com alta morbimortalidade. O tratamento imediato e preciso é essencial para a sobrevida do paciente, idealmente guiado pela identificação da espécie e pelo resultado do antifungigrama. A validação de pontos de corte interpretativo para técnicas menos laboriosas e acessíveis, como por exemplo, fitas de gradiente de concentração e disco-difusão, poderiam aumentar a adesão dos laboratórios clínicos na realização do antifungigrama. O objetivo deste estudo foi comparar o uso de fitas de gradiente de concentração ao padrão-ouro (microdiluição em caldo), na determinação do perfil de suscetibilidade antifúngica de isolados clínicos de Candida spp.

Métodos

Um total de 75 isolados clínicos de Candida albicans e Candida parapsilosis de processos infecciosos comprovados de pacientes pediátricos atendidos em hospital terciário entre 2016 e 2021 e, previamente identificados por MALDI-TOF-MS (Matrix Assisted Laser Desorption/Ionization Time Of Flight ‒ Mass Spectrometry), foram avaliados quanto ao perfil de suscetibilidade ao Fluconazol (FLU) e anfotericina B (ANFB) pela técnica de microdiluição em caldo, de acordo com o documento E.DEF. 7.3.2 de 2020 do BrCAST (Brazilian Committee of Antimicrobial Susceptibility Testing) e, por tiras de gradiente E-test® (BIOMERIEUX), de acordo com as instruções do fabricante, ambos resultados foram interpretados de acordo com o BrCAST. O percentual de concordância categórica entre os resultados e a correlação entre os métodos de acordo com o tipo de erro categórico foram avaliados.

Resultados

Ao todo, 39 C. parapsilosis e 36 C. albicans foram incluídas no estudo. O índice de concordância categórica entre os métodos foi de 97,3% para FLU e 100% para ANFB. Um isolado de C. parapsilosis apresentou resistência ao FLU por E-test®, a qual não foi confirmada pela técnica padrão-ouro. Apenas FLU apresentou discrepâncias categóricas entre as metodologias, sendo 1,3% de erros leves e 1,3% de erros graves, dentro dos limites aceitáveis.

Conclusão

A emergência de resistência em Candida spp. é reconhecida mundialmente, tornando fundamental sua vigilância. Houve boa concordância entre as metodologias, demonstrando que, para a coleção estudada, o E-test® foi uma alternativa rápida e eficiente para determinação do perfil de suscetibilidade aos antifúngicos ao FLU e ANFB.

Palavras-chave:
Antifungigrama
Candida spp., Perfil de suscetibilidade
Fuconazol
Anfotericina B
Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools