XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
More infoCandidíase invasiva é a principal doença fúngica associada à assistência à saúde, com alta morbimortalidade. O tratamento imediato e preciso é essencial para a sobrevida do paciente, idealmente guiado pela identificação da espécie e pelo resultado do antifungigrama. A validação de pontos de corte interpretativo para técnicas menos laboriosas e acessíveis, como por exemplo, fitas de gradiente de concentração e disco-difusão, poderiam aumentar a adesão dos laboratórios clínicos na realização do antifungigrama. O objetivo deste estudo foi comparar o uso de fitas de gradiente de concentração ao padrão-ouro (microdiluição em caldo), na determinação do perfil de suscetibilidade antifúngica de isolados clínicos de Candida spp.
MétodosUm total de 75 isolados clínicos de Candida albicans e Candida parapsilosis de processos infecciosos comprovados de pacientes pediátricos atendidos em hospital terciário entre 2016 e 2021 e, previamente identificados por MALDI-TOF-MS (Matrix Assisted Laser Desorption/Ionization Time Of Flight ‒ Mass Spectrometry), foram avaliados quanto ao perfil de suscetibilidade ao Fluconazol (FLU) e anfotericina B (ANFB) pela técnica de microdiluição em caldo, de acordo com o documento E.DEF. 7.3.2 de 2020 do BrCAST (Brazilian Committee of Antimicrobial Susceptibility Testing) e, por tiras de gradiente E-test® (BIOMERIEUX), de acordo com as instruções do fabricante, ambos resultados foram interpretados de acordo com o BrCAST. O percentual de concordância categórica entre os resultados e a correlação entre os métodos de acordo com o tipo de erro categórico foram avaliados.
ResultadosAo todo, 39 C. parapsilosis e 36 C. albicans foram incluídas no estudo. O índice de concordância categórica entre os métodos foi de 97,3% para FLU e 100% para ANFB. Um isolado de C. parapsilosis apresentou resistência ao FLU por E-test®, a qual não foi confirmada pela técnica padrão-ouro. Apenas FLU apresentou discrepâncias categóricas entre as metodologias, sendo 1,3% de erros leves e 1,3% de erros graves, dentro dos limites aceitáveis.
ConclusãoA emergência de resistência em Candida spp. é reconhecida mundialmente, tornando fundamental sua vigilância. Houve boa concordância entre as metodologias, demonstrando que, para a coleção estudada, o E-test® foi uma alternativa rápida e eficiente para determinação do perfil de suscetibilidade aos antifúngicos ao FLU e ANFB.