Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐377
Full text access
FATORES DE RISCO PARA INFECÇÃO DE FUSARIOSE EM PACIENTES COM DOENÇAS HEMATOLÓGICAS, UMA REVISÃO DE LITERATURA
Visits
2157
Giovana Milla Oliveira Santos, Gabriel Vinicius Silva de Carvalho, Vitoria Souza Cavalcante
Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, AM, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A fusariose é uma doença fúngica, considerada como oportunista, que pode ser encontrada em imunocompetentes, mas principalmente em imunossuprimidos, causando quadros invasivos graves. Afeta predominantemente pacientes com leucemia aguda e com transplante de células hematopoiéticas. O quadro clínico típico é de doença disseminada com acometimento pulmonar frequente. É a segunda causa mais comum de infecções fúngica em pacientes imunocomprometidos, com taxa de mortalidade acima de 80%.

Objetivo: O presente estuda visa analisar os fatores de risco dos pacientes hematológicos que contribuem para a infecção fúngica fusariose.

Metodologia: Foi realizado um estudo de revisão integrativa da literatura produzida nos últimos 5 anos, sobre os principais fatores de risco que causavam a predisposição de pacientes com doenças hematológicas a serem infectados com fusariose. As bases de pesquisa utilizadas foram LILACS, Scielo e Pubmed, onde utilizou‐se os seguintes descritores: fusariose, doenças hematológicas, fusarium. Também foram utilizados livros‐texto de micologia para embasamento da pesquisa.

Resultados: Todos os pacientes estudados, possuíam doenças hematológicas, mas dentre estas, as mais frequentes foram mieloma múltiplo e leucemia aguda, sendo a leucemia mieloide aguda a mais relatada. Outro fator de risco presente na grande maioria dos pacientes foi a neutropenia induzida pelo tratamento com quimioterápicos. Também há relação com transplantes de células hematopoiéticas, doença do enxerto contra o hospedeiro, presença de cateteres, uso de antibioticoterapia de amplo espectro e utilização de antifúngicos como profilaxia. Além disso, o principal agente etiológico associado foi o Fusarium solani, representando 50% dos casos, seguido do F. oxysporum.

Discussão/Conclusão: As evidências indicam que a grande relação entre a fusariose e as doenças hematológicas está relacionada a duas variáveis: (1) A via de disseminação principal do fungo é hematogênica (2) O tratamento indicado para as comorbidades hematológicas e a própria comorbidade causam imunossupressão. Portanto, os fatores de risco apresentados são consequências dos tratamentos das doenças hematológicas. Sendo a neutropenia, o fator mais associado, uma vez que a quimioterapia é uma das principais escolhas de tratamento, o que torna o paciente mais suscetível á fusariose. Além disso, há a utilização de antibioticoterapia e de antifúngicos como profilaxia, que podem ter um efeito indesejado de trazer resistência ao patógeno e maior dificuldade no tratamento.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools