Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
EP-452 - ECOMPARAÇÃO ENTRE DOIS TESTES IMUNOCROMATOGRÁFICOS PARA DETECÇÃO RÁPIDA DE CARBAPENEMASES
Visits
193
Luana Lopes Sousa, Nathamy Fernanda Santos, Renata Luchesi Ribeiro, Karin Mello Macedo, Matias C. Salomao, Paola Cappellano
Grupo Fleury, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

Nas últimas décadas, vimos o crescimento de bactérias Gram-negativas resistentes aos carbapenêmicos. A identificação e liberação de um resultado rápido é de grande importância para instauração de medidas de controle e realização de uma conduta terapêutica mais eficaz.

Objetivo

Comparar a acurácia de dois testes imunocromatográficos (ICT) para detecção de bactérias produtoras de carbapenemase.

Método

O ICT é um teste rápido que identifica um alvo através de associação específica com anticorpos com partículas coloridas conjugadas. Os testes comerciais Goldstream da Renylab® (TESTE A) e Kit LFIA da Plastlabor® (TESTE B) foram avaliados, ambos são capazes de detectar as enzimas KPC, NDM, OXA-48-like, VIM e IMP. Para análise, foram utilizados 25 cepas de Enterobacterales (1 KPC, 10 NDM, 4 OXA-48, 6 Co-expressão KPC / NDM, 2 Co-expressão NDM / OXA-48 e 2 IMP) e 3 cepas de Pseudomonas aeruginosa (1 KPC, 1 VIM e 1 NDM). Os isolados foram previamente testados e confirmados como produtores dessas enzimas por detecção molecular por PCR em tempo real para blaKPC, blaNDM, blaOXA-48 e blaVIM, apenas 01 cepa (IMP) foi confirmada por ICT de uma terceira marca (Laborclin®).

Resultados

: Ambos os testes identificaram corretamente todas as enzimas (KPC, NDM, OXA-48, IMP e VIM) presentes nos isolados. O teste A apresentou resultado fraco positivo em 1 isolado de NDM e o teste B apresentou resultado fraco positivo em 5 isolados (1 KPC, 3 NDM e 1 Co-expressão de NDM e KPC), todos em Enterobacterales. Não foram detectados resultados falso-positivos em ambos os testes.

Conclusão

Os dois ICTs apresentam boa acurácia para a rápida identificação de cepas produtoras de carbapenemases, mesmo quando desafiados com cepas com co-expressão de carbapenemases.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools