14° Congresso Paulista de Infectologia
More infoA varicela é uma doença viral contagiosa causada pelo vírus varicela zoster (VVZ), pertencente à família Herpesviridae e comumente se apresenta como uma manifestação cutânea autolimitada. Embora na maioria dos casos a doença segue um curso leve sem complicações, alguns pacientes podem desenvolver complicações extremamente raras, como o tromboembolismo pulmonar (TEP). Há poucos relatos na literatura de varicela associadas a fenômenos trombóticos, como o TEP. Os fatores causais ainda são pouco compreendidos.
ObjetivoRelatar caso embolia pulmonar aguda após infecção por varicela.
MétodoRelato de caso.
ResultadosM.F., 38 anos, masculino, tabagista, previamente hígido. Procurou atendimento devido à erupção cutânea papulovesicular pruriginosa, com polimorfismo regional, disseminada em todo corpo com 3 dias de evolução. Apresentava contato recente e prolongado com familiar internada por Herpes-Zóster. Paciente não soube informar varicela na infância e negava vacinação prévia. Procurou atendimento novamente após 11 dias com dor torácica ventilatório dependente e dispneia. Angiotomografia positiva para TEP. Sorologias para HIV, sífilis e hepatites B e C não reagentes. IgM e IgG para varicela reagentes. Realizados aciclovir e anticoagulação plena, evoluiu com resolução dos quadros.
ConclusãoRelatos de complicações trombóticas devido ao VVZ não são comuns na literatura médica. Eles incluem principalmente casos de trombose no sistema nervoso central e sua minoria de embolia pulmonar. Apresentamos um interessante caso de infecção por VVZ complicada em paciente adulto imunocompetente, associada à embolia pulmonar após contato com familiar com Herpes-Zóster para chamar atenção que infecções auto limitadas podem levar a fenômenos trombóticos graves.