Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
EP-155 - SÉRIE HISTÓRICA DOS CASOS NOTIFICADOS DE AIDS ENTRE 2019 E 2023 NO ESTADO DE SÃO PAULO
Visits
41
Beatriz Avanci, Julia Simei, Aline Miotto, Renata Osti, Lisiane Maria Anton
Centro Universitário São Camilo, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

O HIV (vírus da imunodeficiência humana), é um retrovírus que invade células chamadas de linfócitos T CD4+ (tipo de glóbulo branco do sistema imunológico) para realizar a própria replicação. A transmissão ocorre por meio da relação sexual sem a utilização de preservativos, pela gestação, parto e amamentação de uma criança, cuja mãe é soropositiva, pelo compartilhamento de objetos perfurocortantes e transfusão de sangue contaminado. O quadro clínico da doença se manifesta em etapas. A primeira (infecção aguda), na qual acontece a incubação do HIV com sintomas de febre e mal-estar. A segunda, ocorre pela intensa interação entre as células de defesa e as mutações do HIV, sendo assintomática ao indivíduo. A terceira etapa é sintomática e marcada pela abrupta redução dos linfócitos T CD4+ com evolução da doença para a AIDS (Síndroma da Imunodeficiência Humana). O diagnóstico é feito por testes de sangue rápidos ou laboratoriais que detectam anticorpos contra o vírus HIV.

Objetivo

Descrever a série histórica dos casos notificados de HIV de 2019 a 2023 no estado de São Paulo.

Método

Levantamento de dados sobre os números de casos notificados de AIDS (estado de Sao Paulo) no período de 2019 a 2023, com dados obtidos pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Data Sus de casos de HIV, utilizando descritores "ano notificação", "sexo masculino" e "sexo feminino". É notável que o número de casos de AIDS entre homens do estado de São Paulo cresceu cerca de 1% no período de 2019 a 2023. Já o número de casos de AIDS entre as mulheres do estado de São Paulo declinou cerca de 1,10%. Junto a isso, nota-se a diferença da quantidade de casos diagnosticados entre homens e mulheres, sendo os homens um valor absoluto de 8.840 casos e as mulheres de 2.204 casos, de 2019 a 2023.

Conclusão

Portanto, há diferença relevante em relação ao número de casos de AIDS notificados entre mulheres e homens no estado de São Paulo. A quantidade de casos de AIDS entre os homens aumenta gradativamente, enquanto que entre as mulheres, regride durante o mesmo período de 2019 a 2023.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools