14° Congresso Paulista de Infectologia
More infoO HIV (vírus da imunodeficiência humana), é um retrovírus que invade células chamadas de linfócitos T CD4+ (tipo de glóbulo branco do sistema imunológico) para realizar a própria replicação. A transmissão ocorre por meio da relação sexual sem a utilização de preservativos, pela gestação, parto e amamentação de uma criança, cuja mãe é soropositiva, pelo compartilhamento de objetos perfurocortantes e transfusão de sangue contaminado. O quadro clínico da doença se manifesta em etapas. A primeira (infecção aguda), na qual acontece a incubação do HIV com sintomas de febre e mal-estar. A segunda, ocorre pela intensa interação entre as células de defesa e as mutações do HIV, sendo assintomática ao indivíduo. A terceira etapa é sintomática e marcada pela abrupta redução dos linfócitos T CD4+ com evolução da doença para a AIDS (Síndroma da Imunodeficiência Humana). O diagnóstico é feito por testes de sangue rápidos ou laboratoriais que detectam anticorpos contra o vírus HIV.
ObjetivoDescrever a série histórica dos casos notificados de HIV de 2019 a 2023 no estado de São Paulo.
MétodoLevantamento de dados sobre os números de casos notificados de AIDS (estado de Sao Paulo) no período de 2019 a 2023, com dados obtidos pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Data Sus de casos de HIV, utilizando descritores "ano notificação", "sexo masculino" e "sexo feminino".
ResultadosÉ notável que o número de casos de AIDS entre homens do estado de São Paulo cresceu cerca de 1% no período de 2019 a 2023. Já o número de casos de AIDS entre as mulheres do estado de São Paulo declinou cerca de 1,10%. Junto a isso, nota-se a diferença da quantidade de casos diagnosticados entre homens e mulheres, sendo os homens um valor absoluto de 8.840 casos e as mulheres de 2.204 casos, de 2019 a 2023.
ConclusãoPortanto, há diferença relevante em relação ao número de casos de AIDS notificados entre mulheres e homens no estado de São Paulo. A quantidade de casos de AIDS entre os homens aumenta gradativamente, enquanto que entre as mulheres, regride durante o mesmo período de 2019 a 2023.