Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
EP-026 - SÍNDROME CARDIOPULMONAR POR HANTAVÍRUS: RELATO DE CASO DE UM HOMEM INTERNADO EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DE DOENÇAS INFECCIOSAS NA AMAZÔNIA OCIDENTAL
Visits
241
Rayra Menezes de Almeida, Viviane da Cruz de Aguiar, Vera Ianino Rocha Tavares, Vanessa da Cruz Aguiar, Bianca Antunes Silocchi, Carolyne Costa de Aguiar dos Santos, Piet Gabriel de Oliveira Pereira, Luana Maria de Morais Braga, Mariana Ayres Henrique Bragança
Hospital Cemetron, Porto Velho, RO, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

A hantavirose é uma zoonose viral aguda causada por hantavírus com manifestações que incluem febre hemorrágica com síndrome renal e síndrome cardiopulmonar por hantavírus. O reservatório natural são os roedores silvestres que eliminam o vírus pela urina, saliva e fezes. Segundo dados do Ministério da Saúde, o primeiro caso de hantavirose com síndrome cardiopulmonar no Brasil foi descrito em 1993, no interior de São Paulo. Desde então, dezenas de casos têm sido notificados com mortalidade aproximada de 40% dos casos.

Objetivo

Relatar caso de Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus em hospital de referência de doenças infecciosas na Amazônia Ocidental.

Método

Relato de Caso.

Resultados

Paciente masculino procedente de zona rural, com história de síndrome febril associado à quadro respiratório acompanhado de tosse produtiva e perda ponderal não intencional de 10Kg em um mês, com evolução para insuficiência respiratória aguda com necessidade de intubação e cuidados intensivos. Admitido em UTI com quadro de hipoxemia e congestão pulmonar sendo iniciado medidas de suporte. Realizou radiografia de tórax com consolidações periféricas nos segmentos basais posteriores dos lobos inferiores e pequenos foco de opacidade em vidro fosco subpleural na língula pulmonar esquerda e no segmento basal lateral do lobo inferior direito, podendo representar processo inflamatório ou áreas de infarto pulmonar. Durante internação em UTI paciente evoluiu com discrasias sanguíneas sem causa conhecida. Realizou ecocardiograma que evidenciou Hipertrofia concêntrica discreta do Ventrículo Esquerdo sendo iniciada medicações para hipertensão arterial e controles pressóricos rigorosos obtendo resultado satisfatório após início de manejo medicamentoso. Após estabilização clínica e hemodinâmica recebeu alta para a enfermaria sendo iniciado investigações para arboviroses com resultados negativos. Por apresentar persistência com quadros febris a despeito de tratamento instituído foi solicitado sorologia para Hantavírus tendo resultado reagente. Visto que o paciente evoluiu com melhora clínica e laboratorial recebeu alta hospitalar com orientações para acompanhamento ambulatorial.

Conclusão

A Hantavirose é uma doença viral grave subnotificada no país, estudos sobre esse vírus e suas complicações como a Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus é fundamental para prevenir a doença e evitar o subdiagnóstico em pacientes que tenham quadro clínico pulmonar inespecífico, o cuidado de suporte é a base do tratamento.

Full text is only available in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools