Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
EP-020 - USO DE SIMULAÇÃO CLÍNICA NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTO INTRAMUSCULAR: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES
Visits
40
Hevelyn dos Santos da Rocha, Milena Cristina Couto Guedes, Fernanda Garcia Bezerra Góes, Natália Maria Vieira P. Caldeira, Maithê de C.L. Goulart, Fernanda Maria Vieira Pereira-Ávila
Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

A simulação clínica é uma abordagem pedagógica eficaz para capacitar profissionais e acadêmicos da área da saúde na administração de medicamentos, especialmente os injetáveis, como a aplicação intramuscular (IM). Essa estratégia de ensino é fundamental para estimular a reflexão crítica no que se refere à prevenção de infecções associadas a procedimentos invasivos, além de contribuir para a segurança do paciente e redução de erros.

Objetivo

Elaborar e aplicar um checklist de simulação clínica para a administração de medicamento intramuscular com destaque para a prevenção de infecções.

Método

Construção e aplicação de um checklist em um cenário de simulação clinica sobre terapia medicamentosa IM, realizado em uma universidade pública da baixada litorânea do estado do Rio de Janeiro, com graduandos de enfermagem. O estudo ocorreu no ano de 2023. O cenário de simulação clínica utilizou simulador de média fidelidade e um checklist para avaliar os passos adequados para a administração IM de medicamentos. O checklist foi desenvolvido a partir de evidências científicas sobre boas práticas em administração de medicamentos via IM com enfoque na prevenção de infecções, tais como: higienização das mãos, preparo correto da medicação, descarte seguro de ampolas e objetos perfurocortantes, uso de equipamentos de proteção individual, e realização adequada de antissepsia cutânea, entre outros. O projeto seguiu todos os requisitos éticos.

Resultados

Participaram 21 (100%) graduandos de enfermagem. No tocante à prevenção de infecções, constataram-se falhas significativas, tais como a não higienização das mãos antes e após o preparo da medicação, falta de paramentação adequada, não realização de desinfecção do frasco e antissepsia cutânea insuficiente com algodão e álcool 70%. Ainda, notou-se a preparação do medicamento na técnica incorreta, sobretudo na manipulação de agulha.

Conclusão

Constatou-se falhas importantes na administração de medicamento IM durante a simulação clínica, sobretudo a não higienização das mãos e a falta de cuidado na manipulação de agulhas. O checklist se mostrou um instrumento valioso para identificar falhas durante a execução do procedimento IM, direcionando a reflexão do grupo durante o debriefing para promover o julgamento crítico necessário para garantir a qualidade da assistência e a segurança do paciente. A abordagem contribui para a prevenção de infecções, reforçando a importância da simulação clínica na educação no que tange a infectologia.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools