14° Congresso Paulista de Infectologia
More infoA febre Chikungunya é uma arbovirose transmitida pela fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti. O vírus Chikungunya (CHIKV) foi introduzido no continente americano em 2013 e identificado no Brasil pela primeira vez em 2014. Recentemente em 2023 houve grande dispersão viral em todo território brasileiro, principalmente nos estados do sudeste. As principais manifestações clínicas no quadro agudo da doença são: febre, mialgia e artralgia intensa. Embora seja, na maior parte dos casos uma doença autolimitada, pode cursar com sintomas neurológicos como cefaleia intensa e persistente, convulsões, alteração do nível de consciência, resultantes de encefalite causadas pelo CHIKV.
ObjetivoO objetivo deste estudo foi descrever manifestações neurológicas em 8 pacientes com diagnóstico confirmado de Chikungunya por reação em cadeia polimerase (PCR) no plasma e/ou líquor, bem como características clínico-epidemiológicas desses pacientes.
MétodoTrata-se de um estudo descritivo, baseado em dados clínicos e laboratoriais obtidos em prontuários eletrônicos de pacientes atendidos em um hospital de referência em São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil no período de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024.
ResultadosForam identificados 114 pacientes com diagnóstico confirmado de Chikungunya por PCR; desses 8 deram entrada no serviço com sintomas neurológicos. Em relação a esses pacientes com sintomas neurológicos: a idade variou de 0 a 89 anos, um quarto dos infectados foi do sexo feminino. Todos os 8 pacientes apresentaram alteração do nível de consciência, com sintomas que variavam de sonolência, confusão mental até rebaixamento do nível de consciência. Crise convulsiva foi relatada em 1 paciente. Paraparesia de membros inferiores bilateral, alteração de sensibilidade profunda associado ao quadro de bexiga neurogênica também foi observada em 1 paciente. Tivemos 1 óbito, os demais apresentaram recuperação completa do quadro neurológico.
ConclusãoCom o aumento do número de casos de Chikungunya, nota-se também o aumento das manifestações neurológicas. Até o momento, sabe-se que as manifestações neurológicas pelo CHIKV são raras. Nossos achados estão concordantes com a literatura em que a principal manifestação neurológica trata-se de alteração do nível de consciência. Conclui-se que apesar do número crescente de casos com acometimento neurológico por chikungunya, os relatos na literatura ainda são raros, assim faz-se necessário elucidar melhor os sintomas.