Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
ÁREA: EDUCAÇÃO EM INFECTOLOGIAEP‐099
Full text access
ENSINO REMOTO DE INFECTOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA
Visits
2320
Evaldo Stanislau, José Lucio Martins Machado
Faculdade de Medicina, Universidade São Judas Tadeu (USJT), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: O ensino remoto consolida‐se como uma ferramenta a ser melhor explorada. A transmissão do saber é dinâmica e cada vez mais tecnológica. Hoje alunos preferem vídeo‐aulas a aulas presenciais que na opinião de muitos não deveriam ser mais obrigatórias.

Objetivo: Relatar a experiência do ensino de um módulo de infectologia para alunos de medicina de Jacobina (BA) desde São Paulo.

Metodologia: Ao grupo de alunos expostos, avaliação qualitativa e quantitativa de conhecimentos prévios, aproveitamento e satisfação antes e após a aplicação do módulo.

Resultados: Observando o desempenho acadêmico subjetivo dos alunos entre a sua autoavaliação antes e após a realização do módulo destacamos o expressivo ganho de conhecimento em temas críticos ‐sepse (227%), meningites (224%) ‐ variando de 87 a 450% o incremento médio da perceção do conhecimento adquirido. As notas das provas realizadas, com questões dissertativas e objetivas, corroboram esse aspecto subjetivo. Quanto ao raciocínio clínico,100% dos alunos julgam‐se melhores, sendo 31%, muito melhor do estavam. E 100% consideram‐se preparados, para, em sua realidade, atuar diante das situações que estudaram, sendo 39% muito preparados, refletindo também a adequação do conteúdo percebida pela maioria dos alunos (>90%) à sua realidade motivando‐os a transformá‐la para melhor. Evidenciamos que inúmeras características pessoais modificaram‐se ao longo do curso‐ desde o estímulo ao estudo do Inglês, até a sua autoestima e perceção do potencial de ser um profissional pleno para competir em igualdade a partir de seu próprio empenho e dedicação.

Discussão/Conclusão: Descrevemos uma exitosa experiência brasileira em ensino médico de graduação por vídeo‐aula ao vivo e conseguimos reproduzir resultados favoráveis encontrados na Literatura relativos ao aproveitamento e efetividade do uso de novas metodologias de ensino aliadas à tecnologia. Comprovamos que é possível transformar a realidade da assistência fomentando conhecimento crítico e aprimorar a assistência regional ajustada para a realidade de uma região, ainda que remota e modestamente assistida por recursos, por meio de conhecimento Estado da Arte em doenças altamente prevalentes. E de forma bastante consistente, despertamos potenciais e instigamos a vontade do saber em alunos que, a despeito de estarem distante de um grande centro, demonstraram enorme resiliência e capacidade de adquirir, e praticar, conhecimento médico.

Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools