Journal Information
Vol. 28. Issue S1.
IV Congresso Goiano de Infectologia
(July 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S1.
IV Congresso Goiano de Infectologia
(July 2024)
Full text access
ENFRENTANDO A CRISE: ESTRATÉGIAS DE ERRADICAÇÃO DA TUBERCULOSE DIANTE DO AUMENTO DE CASOS NO BRASIL
Visits
46
Yasmin Matos Sammour, Thiago Ribeiro Dantas Saturnino, Lívia Moreira de Souza Honório, Laura Fruet Sperandio, Manuela Zaidan Rodrigues, Marcelle Cristine de Azevedo Vieira
Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S1

IV Congresso Goiano de Infectologia

More info
Introdução

A tuberculose (TB), infecção causada pelo Mycobacterium tuberculosis e transmitida por meio de gotículas respiratórias, é a segunda principal causa de morte por um único agente infeccioso em todo o mundo. Conforme análises recentes, ela é influenciada por diversos determinantes biológicos, clínicos e socioeconômicos. O aumento do número de casos de TB após a pandemia da COVID-19, sublinha a necessidade de implementação de medidas para sua contenção e erradicação.

Objetivo

Evidenciar os propulsores do aumento dos índices de tuberculose no Brasil e pontuar a urgência da aplicação de políticas de saúde abrangentes.

Metodologia

Realizou-se uma revisão de literatura, baseada em dados das bases Scielo, BVS e PubMed, publicados entre os anos de 2018 e 2024, nos idiomas inglês, espanhol e português. As palavras-chave utilizadas foram "tuberculose", "TB" e "Infecção por Mycobacterium tuberculosis". Além disso, usou-se dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações e um relatório global, publicado pela Organização Mundial de Saúde.

Resultados

A revisão permitiu evidenciar diversos fatos relevantes para o aumento dos índices de TB no Brasil. Durante os anos da pandemia de SARS-CoV-2, as estratégias de saúde de todo o mundo foram reorganizadas para mitigar os índices alarmantes de COVID-19, o que constituiu um grande obstáculo para a notificação de novos casos de tuberculose e para a assistência aos pacientes com a doença. Outrossim, a cobertura da vacina BCG, indicada para prevenir as formas graves de TB (miliar e meníngea), caiu de 107,28%, em 2014, para 74,97%, em 2021, criando um cenário futuro preocupante. Observa-se, também, que a insegurança alimentar e as barreiras geográficas, culturais e financeiras aos serviços de saúde contribuem significativamente para a disseminação da TB em populações vulneráveis, fatores que, recentemente, se intensificaram no país.

Conclusões

Diante da urgência em conter o avanço da TB, é crucial adotar uma abordagem ampla que considere os aspectos clínicos e sociais da doença. Nesse viés, a implementação de políticas públicas voltadas para a melhoria das condições de vida das populações vulneráveis, o fortalecimento dos sistemas de saúde, a instituição de novos métodos diagnósticos e tratamentos mais eficazes, e a intensificação das campanhas de vacinação da BCG são essenciais para reverter tal tendência alarmante e para alcançar as metas estabelecidas para o controle da TB.

Palavras-chave:
Tuberculose
Infecção por Mycobacterium tuberculosis, Vacina BCG
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools