Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐214
Full text access
EFICÁCIA DE 1200/100 MG DE DARUNAVIR/RITONAVIR ADMINISTRADO UMA VEZ POR DIA EM DOENTES INFECTADOS PELO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE PRESIDENTE PRUDENTE‐SP
Visits
1951
Luiz Euribel Prestes Carneiro, Rodrigo Sala Ferro, Alexandre Martins Portelinha Filh, Gabriela Fernandes de Almeida Rodr, Gabriela Lie Babata, Larissa Rosa Fernandes, Vitória Taynara Peverari
Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Presidente Prudente, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: No início, o tratamento era limitado a sintomáticos, combatendo sinais e sintomas de doenças oportunistas. Com a implantação da TARV com a associação de medicamentos foi possível fortalecer a adesão ao tratamento e aumentar a qualidade de vida dos pacientes. Atualmente tem recomendação de início imediato para todos os portadores independentemente do seu estágio clínico e/ou imunológico para evitar a replicação viral e consequente favorecimento de mutações de resistência, que contribuem para o aumento da morbidade, mortalidade e dos custos relativos aos cuidados com os pacientes. Darunavir co‐administrado com Ritonavir é um regime antiretroviral de primeira linha atual com excelência de barreira genética e com pouca toxicidade.

Objetivo: Avaliar a eficácia do esquema Darunavir/Ritonavir 1200/100mg uma vez ao dia em pacientes portadores do VIH em um Centro de Testagem e Aconselhamento de Presidente Prudente‐SP perante a resposta a carga viral a TARV.

Metodologia: Estudo descritivo retrospectivo, realizado em um local clínico de referência de Presidente Prudente, a partir de uma análise documental de prontuários clínicos de pacientes portadores de VIH do Centro de Testagem e Aconselhamento de Presidente Prudente. Foram inclusos pacientes que utilizam a posologia 1200/100mg por dia de Darunavir/Ritonavir em associação com Tenofovir e Lamivudina.

Resultados: A efetividade global da terapia antiretroviral foi de 70,4% e o esquema em dose fixa foi associado à maior supressão viral quando comparado à carga viral anterior ao esquema proposto.

Devido à simplificação do esquema terapêutico com ingestão de comprimidos apenas uma vez ao dia houve um maior nível de adesão dos pacientes à TARV, onde na amostra 75 pacientes foram considerados com boa adesão (71,4%) e 30 com má adesão (28,6%). Dentre os de boa adesão, 73 pacientes zeraram a carga viral, tendo registro de não detectável ou abaixo do limite mínimo, o que representa 97,3% de eficácia dentro da amostra com boa adesão. Analisando os 2 pacientes que não obtiveram a carga viral zerada, podemos ter como justificativa o início recente do tratamento.

Discussão/Conclusão: Entre os pacientes considerados com boa adesão 97,3% tiveram registro da carga viral não detectável ou abaixo do limite mínimo, provando assim a eficácia do tratamento quando realizado de maneira adequada. Os 2,7% dos pacientes que mesmo fazendo o uso adequado da TARV não zeraram a carga viral são justificados pelo início recente do tratamento.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools