Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐173
Full text access
EFEITOS MATERNOS E NEONATAIS DA TERAPIA ANTIRRETROVIRAL COM EFAVIRENZ EM GESTANTES PORTADORAS DO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA
Visits
1755
Helena Barbi, Helaine Maria Besteti P.M. Mil
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Ag. Financiadora: CNPQ

Introdução:Atualmente, aproximadamente 38,8 milhões de pessoas no mundo são infectadas pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, sendo quase 50% mulheres, a maioria em idade reprodutiva, o que pode impactar no risco de transmissão vertical (TV). O principal fator associado à TV é a carga viral (CV) materna. A Terapia Antirretroviral (TARV) é a medida mais eficiente de controle da CV. Ainda hoje faltam dados absolutos sobre os diferentes efeitos adversos da TARV em gestantes e seus recém nascidos expostos.

Objetivo: Avaliar os efeitos adversos da TARV contendo Efavirenz (EFV) em seu esquema, tanto de gestantes quanto de seus respectivos recém‐nascidos.

Metodologia: Estudo observacional, de coorte, retrospectivo. Consistiu em uma coorte de gestantes infectadas pelo HIV e seus recém‐nascidos expostos atendidos no CAISM‐UNICAMP de 2000 a 2018. Incluímos 116 mulheres infectadas pelo HIV que foram divididas em dois grupos: grupo 1, mulheres que tiveram a TARV alterada durante a gravidez; e grupo 2, mulheres que usaram TARV contendo EFV durante toda a gravidez. Os resultados de ambos os grupos foram comparados no final.

Resultados: No grupo 1 não foram encontradas malformações do tubo neural, dois casos de hemangioma, um de atresia de esôfago e outro de dilatação pielocalicial. No grupo 2, um caso de ventriculomegalia cerebral associada a toxoplasmose congênita, dois casos de macrocrania sem alterações estruturais do SNC. Assim, observamos uma baixa ocorrência de malformações associadas à medicação, com dados semelhantes à ocorrência da população geral ‐ 2 a 3%; e baixa ocorrência de efeitos adversos maternos e neonatais em relação às alterações hematológicas no grupo 2. No grupo 1, houve maior ocorrência de efeitos metabólicos associados ao uso de inibidores da protease do que à exposição ao EFV, pois a alteração foi realizada preferencialmente para uso de Lopinavir/ritonavir, substâncias retiradas do comércio de ARVs devido à alta ocorrência de efeitos metabólicos associados, mas que era o esquema preferido recomendado para gestantes no Brasil até 2015.

Discussão/Conclusão: Foi observada uma baixa ocorrência de efeitos adversos maternos e neonatais, principalmente no grupo 2, uma vez que a maioria das mulheres do grupo 1 teve sua TARV alterada para terapia contendo inibidores da protease. Assim, o uso do EFV no regime de TARV em gestantes em nosso serviço foi associado à baixa ocorrência de malformações e outros efeitos adversos, confirmando ser um medicamento seguro e ainda possível durante a gravidez.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools