12° Congresso Paulista de Infectologia
More infoIntrodução: A paracoccidioidomicose (PCM) é uma doença sistêmica causada por fungos do gênero Paracoccidioides. A imunodifusão dupla em gel de agar (IDD) é o método sorológico utilizado com maior frequência na detecção de anticorpos anti‐P. brasiliensis. Estudos sobre o efeito adverso que as etapas de congelamento e descongelamento dos soros podem causar na configuração e nos constituintes de anticorpos são escassos.
Objetivo: Avaliar a influência do armazenamento das amostras de soro sobre os resultados da IDD.
Metodologia: Foram avaliadas 100 amostras de soro de 68 pacientes com paracoccidioidomicose confirmada, 16 com a forma aguda/subaguda (FA) e 52 com a crônica (FC). Os soros, armazenados a ‐20°C por 2 a 5 anos, foram reavaliados pelo mesmo método, por outro pesquisador, utilizando antígenos de mesma origem, porém de outra remessa. Definiu‐se concordância quando as titulações diferiam em uma diluição. Na análise estatística utilizaram‐se o teste t de Student para amostras independentes, para variáveis contínuas e o teste do χ2, seguido do de Goodman, para as categóricas, e p ≤ 0,05 para determinação de significância.
Resultados: O intervalo (anos) entre as duas determinações não variou segundo forma clínica: FC=4,3±1,3; FA=4,8±1,3; p=0,07. Foram observadas discordâncias de título em 13 amostras (13,0%), que não variavam segundo forma clínica (FA=18,8%, FC=19,2%; p=0,97) e que eram de duas diluições em 6 das 13 amostras, de 3 em 5, de 4 em 1 e de 7 em 1. O tempo de armazenamento (anos) foi menor em soros com determinações discordantes (4,0±1,0) que nos concordantes (4,9±1,3; p=0,018).
Discussão/Conclusão: Os níveis séricos de anticorpos podem variar em função do antígeno utilizado, do executor e, quando estocados, dos cuidados na armazenagem. Apenas 13 amostras revelaram determinações discordantes, 6 das quais em duas diluições, ainda consideradas clinicamente concordantes. Os 87% de concordância demonstram a manutenção de um padrão estável do antígeno produzido, a preservação das amostras no bio‐repositório e a repetibilidade na execução do teste. A pequena taxa de discordâncias sugere que, na realização de pesquisa, as titulações sejam determinadas novamente, pelo mesmo pesquisador, utilizando‐se antígenos da mesma remessa.