12° Congresso Paulista de Infectologia
More infoIntrodução: A COVID‐19 afeta principalmente o pulmão, devido sua elevada concentração de Enzima Conversora de Angiotensina 2, que permite a entrada do vírus no meio intracelular. Todavia, o SARS‐CoV‐2 pode lesar de forma direta outros órgãos, como o coração, cursando com pior prognóstico. Ademais, no mecanismo de lesão indireta, resultante da inflamação, levam à descompensação de doenças cardíacas prévias.
Objetivo: Elucidar as patologias cardíacas induzidas pela COVID‐19 relacionando‐as às alterações de biomarcadores.
Metodologia: Revisão bibliográfica sistemática, realizada na PubMed, sem restrição linguística, com filtro de versão 5 anos e modelos humanos, incluindo estudos observacionais e metanálises. Utilizou‐se o descritor: “SARS‐CoV‐2 AND cardiovascular disease”, retornando 37 resultados. Após análise dos títulos e resumos, selecionaram‐se 10 artigos.
Resultados: A Covid‐19 cursa com diferentes patologias cardíacas por mecanismos distintos. Dentre elas, o infarto do miocárdio, ocorre pela ruptura de placa aterosclerótica e aumento da demanda de oxigênio. Tal acometimento é acompanhado pela elevação dos marcadores: troponina, proteína‐c‐reativa, ferritina, procalcitonina, aminotransferases e transaminases. A Miocardite, causada tanto pela inflamação direta do músculo cardíaco, quanto indiretamente pela tempestade de citocinas, associada à elevação de troponina e interleucina‐6. A insuficiência cardíaca ainda é relacionada a níveis elevados de Peptídeo Natriurético tipo B e Fragmento N‐terminal do Peptídeo Natriurético Atrial. As arritmias cardíacas, por sua vez, representam 7,3% a 17% das estimativas e cursam nesses pacientes com inflamação pulmonar e febre, podendo levar à taquicardia sinusal.
Discussão/Conclusão: Doenças cardiovasculares induzidas pela COVID‐19 são miocardite, ruptura de ateromas, infarto, aumento das citocinas inflamatórias, doença microvascular e cardiomiopatia por estresse, em que a avaliação de enzimas cardíacas e outros marcadores laboratoriais são importantes para guiar a conduta médica. Patologias cardiovasculares decorrentes da COVID‐19 são frequentes e têm mecanismos ainda pouco esclarecidos. Assim, pesquisas adicionais são inestimáveis para esclarecer as causas da lesão cardíaca e sua interação com comorbidades preexistentes.