Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐303
Full text access
CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO E CONTROLE DA INFECÇÃO PUERPERAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.
Visits
5534
Marina Rios, Alice Pereira Faleiros, Vivian Diniz Medeiros, Nádia Bruna da Silva Negrinho, Regina Aparecida Cabral, Celia Maria Barcelos Miras, Gislaine Cristhina Bellusse, Julio Cesar Ribeiro
Universidade de Franca (UNIFRAN), Franca, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) são definidas como qualquer infecção que acomete o indivíduo durante os cuidados prestados nos serviços de saúde. O período puerperal inicia imediatamente após o parto e tem seu término compreendido no 42° dia após. A infecção puerperal se associa com as IRAS e é uma das principais causas de morbimortalidade materna, carecendo então de medidas de prevenção e controle nos serviços de saúde.

Objetivo: Identificar as evidências científicas relacionadas aos cuidados de enfermagem que contribuem para prevenção e controle da infecção puerperal.

Metodologia: Estudo do tipo revisão integrativa da literatura, realizado entre o mês de abril de 2019 a maio de 2020. Para guiar essa pesquisa, enunciou‐se a seguinte questão norteadora: “Quais são as evidências disponíveis na literatura acerca dos cuidados de enfermagem, que contribuem no controle da infecção puerperal?”. Para a busca dos referenciais, foi utilizada a Biblioteca Virtual em Saúde e os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Infecção Puerperal; Enfermagem; Infecção. Os critérios de inclusão foram: artigos que abordassem infecção puerperal e enfermagem, no idioma português, com textos disponíveis na íntegra e sem limitação dos períodos de publicação.

Resultados: Dos 50 artigos encontrados, foram utilizados quatro que atenderam os critérios de inclusão. Dentre eles, destacou‐se que os principais cuidados de enfermagem são avaliar os sinais vitais das puérperas, escutar suas queixas e prestar cuidados nas incisões cirúrgicas. Identificou‐se que o enfermeiro possui conhecimento técnico‐científico para realizar assistência às portadoras de abcesso de parede pós cesárea, podendo basear‐se no processo de enfermagem e realizar educação em saúde.

Discussão: Evidenciou‐se que a enfermagem deve saber identificar os fatores de risco para infecção puerperal, para assim nortear os cuidados prestados as parturientes. Assim, é necessário a utilização da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no atendimento da consulta puerperal, destacando a importância do registro das ações e a atenção para a qualidade da informação norteada pela SAE.

Conclusão: Os cuidados de enfermagem são essenciais na prevenção e controle da infecção puerperal, uma vez que a enfermeiro possui conhecimento técnico científico para prescrever um plano de cuidados adequado, baseado na necessidade individual da puérpera, com enfoque na prevenção de complicações.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools