Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐147
Full text access
CARACTERIZAÇÃO DE MUTAÇÕES DE RESISTÊNCIA PRIMÁRIA PARA AS DROGAS ANTIVIRAIS DE AÇÃO DIRETA (DAA) PARA O VÍRUS DA. HEPATITE C
Visits
2004
Ana Paula de T. Santos, Vanessa Cristina M. Silva, Maria Cassia J. Mendes‐Correa, Marcilio Figueiredo Lemos, Fernanda de Mello Malta, Rúbia Anita F. Santana, Gregório Tadeu F. Dastoli, Vanessa Fusco D. de Castro, João Renato R. Pinho, Regina Célia Moreira
Instituto Adolfo Lutz (IAL), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A hepatite C constitui grave problema de saúde pública em todo mundo. Estima‐se que, atualmente, em todo o mundo, cerca de 71 milhões de indivíduos estejam infectados por esse vírus. Na atualidade destacam‐se os inibidores de polimerase (NS5B) e de N5A, como classes de medicamentos utilizados no tratamento, e todos esses estão disponíveis no SUS. O alto nível de replicação do HCV e sua falta de mecanismos de correção pós transcricionais resultam na rápida emergência de variantes virais no nível de quasispécies, determinando não somente polimorfismos virais, bem como variantes que albergam substituições associadas à resistência e/ou redução de suscetibilidade aos novos antivirais. A região com maior barreira genética é a NS5B, porém estudos devem ser realizados para avaliar a população de nosso país.

Objetivo: Mapear os polimorfismos e mutações de resistência às novas drogas destinadas ao tratamento da hepatite C crônica, disponíveis em diferentes centros de referência para tratamento da hepatite C e acompanhados laboratorialmente pelo Instituto Adolfo Lutz em São Paulo.

Metodologia: Foram analisadas amostras de soro de pacientes que realizaram os testes de carga viral de rotina no laboratório de hepatites do Instituto Adolfo Lutz, sendo analisadas as regiões NS5A e NS5B de 996 amostras do GT1a e 1b.

Resultados: Para a região NS5A GT1, a prevalência de mutações de resistência foi de 4,5%, sendo as principais RAS encontradas: Y93H, L31M, Q30R e Y93N. Para todos os medicamentos analisados para a região NS5B não foram observadas substituições de resistência.

Discussão/Conclusão: Os achados do estudo são importantes para as avaliações clínicas, econômicas e para novas propostas de retratamento da hepatite C crônica em nosso meio.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools