Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐212
Full text access
CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DA AIDS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL, NO PERÍODO DE 2014 A 2019
Visits
2151
Anderson Peixoto da Silva, Beatriz Gonçalves Luciano, Flávia Danielle Souza de Vascon, Valquiria de Lima Soares
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A Síndrome da Imunodeficiência Humana (AIDS) é um estado avançado da infecção pelos HIV‐1 e HIV‐2, o que pode desencadear uma depleção do sistema imune, com a redução dos linfócitos T CD4+, o que possibilita infecções oportunistas, sendo a principal delas a tuberculose. Dessa forma, trata‐se de um problema de saúde pública de grande relevância epidemiológica, uma vez que é minimizado por parte da população devido, principalmente, a evolução dos métodos de diagnóstico e tratamento da doença.

Objetivo: Caracterizar o perfil dos casos de AIDS notificados na região nordeste, no período de 2014 a 2019.

Metodologia: Trata‐se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, do tipo retrospectivo, realizado mediante ao uso de dados disponibilizados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM) e Sistema de Controle de Exames Laboratoriais (SISCEL), utilizando‐se as variáveis: ano diagnóstico, região de notificação, raça/cor, faixa etária, unidades da federação, sexo e categoria de exposição hierárquica. Ademais, foi realizada uma revisão de literatura com busca nas bases de dados BVS, Scielo e Google Scholar, por meio dos seguintes descritores: “AIDS” AND “Epidemiologia” AND “Imunologia” AND “Nordeste”. Foram encontrados sete artigos, dentre os quais cinco foram selecionados.

Resultados: Verificou‐se que o número total de casos na região nordeste do Brasil foi de 29.529, sendo a segunda região mais acometida. Foi observado o maior número de casos em 2014 (21,1%); registrou‐se, ainda, predominância anual no sexo masculino (69,1%), sendo a raça/cor parda majoritariamente afetada (70,7%), com destaque para a faixa etária entre 30 e 39 anos (32%) e para a população heterossexual (51,6%). Além disso, o estado de Pernambuco foi o de maior destaque nesse período (19,6%). Ao comparar os dados coletados com a literatura, notou‐se que não houve muitas disparidades com relação aos aspectos epidemiológicos.

Discussão/Conclusão: Diante dos resultados obtidos, constata‐se que a AIDS ainda é prevalente nos estados do nordeste, sobretudo entre homens, o que expressa deficiência na assistência, provavelmente em razão da baixa procura desse público ao atendimento em saúde. Assim, este estudo visa subsidiar as autoridades de saúde pública no Nordeste do Brasil no aprimoramento das medidas de controle e prevenção dessa síndrome, dado que permite a compreensão de seu perfil epidemiológico no período avaliado.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools