Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
PI 240
Full text access
BURKHOLDERIA CEPACIA E PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA: RELATO DE SURTO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Visits
2615
Luciano Werle Lunardi, Cintia Costi, Ana Paula Amestoy de Oliveira
Hospital Cristo Redentor, Porto Alegre, RS, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução/Objetivos

Burkholdeira cepacia é um bacilo Gram negativo não fermentador da glicose. Comumente acomete o sistema respiratório de pacientes hospitalizados, especialmente, pacientes com fibrose cística. Nos serviços de saúde, foram relatados diversos surtos de B. cepacia associados à contaminação de suprimento de água, nebulizadores, broncodilatadores e antissépticos.

Objetivos

Descrever a investigação de um surto e sua contenção em hospital terciário. Métodos Investigação microbiológica e contenção de surto de pneumonia associada à ventilação mecânica.

Resultados

Entre novembro de 2020 e janeiro de 2021 foram identificados 20 pacientes com crescimento de B. cepacea em amostras de sítio respiratório, sendo 19 deles internados na UTI. Entre os medicamentos de uso comum, estava a solução antisséptica de clorexidina 0,12%, utilizada para higiene oral. A análise microbiológica das amostras desta solução em uso pelos pacientes foi realizada e uma das marcas teve a contaminação por B. cepacea confirmada. Entre as ações de controle e contenção do surto, foi estabelecido uso individual de antissépticos para higiene oral e a troca para um produto à base de cetilpiridineo; reforço das medidas de higiene ambiental, além de reparos na estrutura física da UTI. A Vigilância Sanitária foi notificada e participou da investigação. Todos os lotes deste fabricante foram recolhidos, conforme recomendação da Anvisa de janeiro 2021. Dos pacientes analisados, 18/20 (90%) estavam em ventilação mecânica e 6/20 (30%) evoluíram para óbito.

Conclusão

Tendo em vista a frequência da contaminação de soluções antissépticas por B. cepacea e o risco que representa para pacientes vulneráveis, surtos causados por esta bactéria mostram a importância da investigação microbiológica das soluções utilizadas pelos pacientes, além da implementação de medidas específicas para contenção do surto.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools