Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
PI 239
Full text access
AVALIAÇÃO DO TESTE IMUNOCROMATOGRÁFICO RESIST-3 PARA DETECÇÃO RÁPIDA DE CARBAPENEMASES PERANTE O CENÁRIO PANDÊMICO DA COVID-19
Visits
1225
Susan Beatriz Batista de Oliveiraa, Rosa Márcia Corrêa Saraivaa, Erilene Cristina da Silva Furtadoa, Ana Judith Pires Garcia Quaresmab
a Laboratório Central do Estado do Pará/ Secretaria de Estado da Saúde do Pará (SESPA), Belém, PA, Brasil
b Instituto Evandro Chagas/SVS/MS, Belém, PA, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução/objetivo

A pandemia COVID-19 favoreceu a disseminação de bactérias multirresistentes no ambiente hospitalar levando ao aumento das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) principalmente aquelas causadas por bactérias produtoras de carbapenemases. Com a introdução de novos antimicrobianos, a identificação do tipo de carbapenemase torna-se fundamental para orientação da conduta terapêutica. Em contrapartida, a detecção oportuna da produção de carbapenemases ainda é uma dificuldade em muitos hospitais. Este estudo avaliou a utilização do teste imunocromatográfico na rotina laboratorial para detecção rápida de bactérias produtoras de carbapenemases.

Material e método

Foram utilizados 82 isolados bacterianos obtidos de pacientes hospitalizados, que apresentaram resistência aos carbapenêmicos. Todos os isolados foram submetidos ao teste rápido RESIST-3 O.K.N e os resultados foram comparados com a detecção dos genes blaKPC, blaNDM e blaOXA-48 por PCR.

Resultados

Do total de 82 isolados avaliados, 43(52,44%) foram positivos e 39 (47,56%) foram negativos no teste rápido. Dos 43 positivos, 40 foram KPC (36 K. pneumoniae, 2 K. aerogenes, 1 E. coli e 1 S. marcescens) e 3 NDM (2 K. pneumoniae e 1 K. aerogenes). Os 39 isolados negativos foram 8 P. aeruginosa, 11 A. baumannii, 3 E. coli, 1 K. aerogenes e 16 K. pneumoniae. Em relação à detecção de genes por PCR, 44 foram positivas, destas 38 foram para o gene blaKPC (34 K. pneumoniae, 2 K. aerogenes,1 S. marcescens e 1 A. baumannii); 1 para o gene blaOXA-48 isolado de P. aeruginosa, e 5 isolados positivos para o gene blaNDM (2 K. pneumoniae, 1 K. aerogenes, 1 E. coli e 1 A. baumannii). Em 38 isolados (18 K. pneumoniae, 3 E. coli, 1 K. aerogenes, 7 P. aeruginosa e 9 A. baumannii) não foram detectados os genes avaliados. Dos 36 isolados de K. pneumoniae que foram positivas para KPC no teste rápido, em 2 isolados foram detectados o genes blaNDM no PCR. Nas espécies de E. coli e A. baumannii o gene blaNDM não foi detectado no teste rápido. Para os isolados de S. marcescens e K. aerogenes não foram observados discordâncias entre os resultados do teste rápido e PCR. A produção das carbapenemases OXA-48 por P. aeruginosa e KPC por A. baumanni só foram detectadas pelo teste de PCR.

Conclusão

O teste rápido mostrou-se eficaz na detecção das principais carbapenemases, no entanto, faz-se necessário a confirmação dos resultados por ensaios moleculares principalmente para as enzimas NDM e OXA-48.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools