Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐279
Full text access
BOAS PRÁTICAS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS ENDOVENOSOS
Visits
2766
Giovanna da Silva Ferreira, Rosely Moralez de Figueiredo, Raissa Silva Souza, Camila Eugenia Roseira, Jeanine Geraldin Estequi
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Ag. Financiadora: CNPQ ‐ PIBIC

Nr. Processo: 145211/2018‐5

Introdução: As boas práticas de administração de medicamentos endovenosos (EV) são essenciais na redução do risco de infecção de corrente sanguínea (ICS).

Objetivo: Identificar possíveis barreiras para a adoção das boas práticas de prevenção de ICS na administração de medicamentos em cateter venoso periférico.

Metodologia: Estudo descritivo‐exploratório, quantitativo, onde se analisou a dispensação pela farmácia, a prescrição, a padronização do procedimento de administração e a observação da prática da administração de medicamentos EV pelos profissionais de enfermagem, em hospital de grande porte do interior paulista.

Resultados: Identificou‐se que a dispensação da medicação ocorre em kits (medicação e insumos), não sendo incluídos os itens para realização de flushing, sendo necessária sua solicitação manual pela equipe de enfermagem. Os principais grupos de medicamentos EV utilizados foram: analgésicos (29,5%), antipiréticos (16%), antieméticos (13,6%), antibióticos (12,7%), soluções reparadoras (9,0%), anti‐inflamatórios (8,6%) e protetores gástricos (6,6%). A padronização do procedimento de administração de medicação EV pela instituição, em linhas gerais, está em conformidade com as recomendações nacionais e internacionais no que se refere a prevenção de ICS. A observação da prática de administração desses medicamentos ocorreu em 385 oportunidades de observação, evidenciando baixa adesão na realização de flushing nas três etapas preconizadas pela ANVISA, sendo o pior resultado entre diferentes medicamentos administrados no mesmo horário (2,40%). Também houve baixa adesão na higienização de ampolas (8,31%) e conectores de cateteres antes da administração de medicamentos (12,29%). Os quatro momentos de higienização das mãos também apresentaram baixa adesão da equipe, sendo o momento após a retirada das luvas o mais expressivo (3,47%).

Discussão/Conclusão: O estudo apontou divergências entre os guias de recomendações e a prática observada, particularmente nos itens higienização das mãos, das ampolas e dos conectores de cateteres antes da administração de medicamento, além da ausência de realização de flushing. A não dispensação automática dos insumos para o flushing pode contribuir para a não realização dessa prática. Esses achados indicam ainda ser essencial o acompanhamento e avaliação contínua da prática realizada a fim de identificar o nível de conformidade entre o estabelecido e o realizado.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools