Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐245
Full text access
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE IST EM JOÃO PESSOA ‐ PB
Visits
2509
Raquel Godoi de Carval, Ruy Formiga Barros, Larissa Negromonte Azev
Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), João Pessoa, PB, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: A cada dia surgem mais de 1 milhão de novos casos de Infecções sexualmente transmissíveis, tendo um grande impacto na saúde da população mundial, podendo levar a efeitos graves e crônicos à saúde se não forem tratadas, além de serem associadas a estigma e violência doméstica. Tendo em vista a prevalência dessas infecções, é essencial a participação dos profissionais da saúde na disseminação do conhecimento acerca das ISTs, sendo assim, estes precisam deter de conhecimentos teóricos e habilidades para atuação na saúde.

Objetivo: Este estudo buscou avaliar o conhecimento sobre Infecções sexualmente transmissíveis dos estudantes de medicina de uma universidade privada no município de João Pessoa–PB e com isso embasar futuros estudos na área de educação médica e o ensino de doenças infecciosas e parasitárias.

Metodologia: Trata‐se de um estudo transversal observacional, descritivo, quantitativo e de campo. Foram incluídos na pesquisa discentes do nono ao décimo segundo período do referido curso onde a amostra é de 140 estudantes, que responderam a um questionário eletrônico contendo 20 questões de múltipla escolha onde abordam conhecimentos epidemiológicos, de prevenção, diagnóstico e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis, respeitando os aspectos éticos contemplados na resolução n° 466, de 12 de dezembro de 2012. Os dados foram submetidos à análise descritiva para verificar as características da amostra, e foram realizados médias e desvios padrões das variáveis quantitativas, máximo e mínimo, por meio do programa STATA 12.0.

Resultados: Segundo os dados sociodemográficos os participantes da amostra encontram‐se em sua maioria (67,69%) na faixa etária entre 18 e 25 anos, em relação ao estado civil 61,54% são solteiros com relacionamento fixo, quanto ao gênero, 66,92% são do sexo feminino e em relação a graduação prévia, apenas 11,54% afirmam ter, além disso pode‐se observar que cerca de 70% dos participantes obtiveram um número de acertos acima da média (17,26).

Discussão/Conclusão: Os estudantes possuem um nível de conhecimento das ISTs adequado para o nível de graduação, o que demonstra um ensino apropriado durante o ciclo básico e que ao decorrer do internato esse conhecimento foi sendo sedimentado.

Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools