12° Congresso Paulista de Infectologia
More infoIntrodução: A cada dia surgem mais de 1 milhão de novos casos de Infecções sexualmente transmissíveis, tendo um grande impacto na saúde da população mundial, podendo levar a efeitos graves e crônicos à saúde se não forem tratadas, além de serem associadas a estigma e violência doméstica. Tendo em vista a prevalência dessas infecções, é essencial a participação dos profissionais da saúde na disseminação do conhecimento acerca das ISTs, sendo assim, estes precisam deter de conhecimentos teóricos e habilidades para atuação na saúde.
Objetivo: Este estudo buscou avaliar o conhecimento sobre Infecções sexualmente transmissíveis dos estudantes de medicina de uma universidade privada no município de João Pessoa–PB e com isso embasar futuros estudos na área de educação médica e o ensino de doenças infecciosas e parasitárias.
Metodologia: Trata‐se de um estudo transversal observacional, descritivo, quantitativo e de campo. Foram incluídos na pesquisa discentes do nono ao décimo segundo período do referido curso onde a amostra é de 140 estudantes, que responderam a um questionário eletrônico contendo 20 questões de múltipla escolha onde abordam conhecimentos epidemiológicos, de prevenção, diagnóstico e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis, respeitando os aspectos éticos contemplados na resolução n° 466, de 12 de dezembro de 2012. Os dados foram submetidos à análise descritiva para verificar as características da amostra, e foram realizados médias e desvios padrões das variáveis quantitativas, máximo e mínimo, por meio do programa STATA 12.0.
Resultados: Segundo os dados sociodemográficos os participantes da amostra encontram‐se em sua maioria (67,69%) na faixa etária entre 18 e 25 anos, em relação ao estado civil 61,54% são solteiros com relacionamento fixo, quanto ao gênero, 66,92% são do sexo feminino e em relação a graduação prévia, apenas 11,54% afirmam ter, além disso pode‐se observar que cerca de 70% dos participantes obtiveram um número de acertos acima da média (17,26).
Discussão/Conclusão: Os estudantes possuem um nível de conhecimento das ISTs adequado para o nível de graduação, o que demonstra um ensino apropriado durante o ciclo básico e que ao decorrer do internato esse conhecimento foi sendo sedimentado.