Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
PI 119
Full text access
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS EM UM HOSPITAL DE ENSINO DA AMAZÔNIA
Visits
1193
Samuel Oliveira da Vera, Tânia Do Socorro Souza Chaves
Instituto Evandro Chagas, Belém, PA, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução/objetivo

Após o advento da terapia antirretroviral, a história natural da infecção pelo HIV parece ter ganhado novos caminhos. Porém apesar de ter proporcionado mudanças significativas na vida destes indivíduos que passaram a conviver com uma doença crônica, são poucos os estudos que estudam a qualidade de vida dessa população no Brasil, especialmente na região amazônica. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV/Aids que fazem terapia antirretroviral atendidas no ambulatório de um hospital universitário da região amazônica.

Métodos

Delineamento descritivo e transversal realizado com 208 usuários cadastrados em um serviço ambulatorial especializado em atendimento a pessoas vivendo com HIV/Aids do hospital universitário de ensino João de Barros Barreto na cidade de Belém-PA. Os dados foram coletados nos meses de novembro e dezembro de 2019, por meio de um formulário contendo variáveis sociodemográficas e por meio do instrumento específico WHOQOL-HIV Bref, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde para avaliação da qualidade de pessoas vivendo com HIV/Aids. O projeto de pesquisa foi aprovado sob o n° Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE): 13425119.0.0000.0019 e n° CAEE: 13425119.0.3001.0017.

Resultados

A maioria dos participantes eram homens, heterossexuais, solteiros, com ensino médio completo, de baixa renda, que consideravam bom o seu estado de saúde atual e não se consideravam doentes, adquiriram HIV/Aids por meio de relação sexual e que apresentavam CD4 e carga viral acima de 350 células/mm3 e abaixo de 50 cópias respectivamente. O maior escore do WHOQOL-HIV Bref médio foi encontrado no domínio espiritual 17,1 (± 2,8) e o menor no domínio nível de independência 14,2 (± 2,8). Observou-se de forma geral correlações moderadas positivas e que apenas a correlação entre os domínios nível de independência e espiritual não foram estatisticamente significantes (p > 0,05).

Conclusão

Conclui-se que a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/Aids do respectivo hospital universitário foi positivamente avaliada, uma vez que, foi considerada mediana em 5 dos 6 domínios avaliados e muito boa no domínio espiritual. Nossos resultados sugerem que o apoio social, religioso, ter um emprego e acesso aos serviços de saúde podem melhorar a qualidade de vida desse grupo populacional na região amazônica.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools