Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
PI 236
Full text access
AVALIAÇÃO DA ACURÁCIA DA POSITIVIDADE MICROBIOLÓGICA DE CATETERES VENOSOS CENTRAIS SUBMETIDOS A SONICAÇÃO
Visits
1239
Terezinha Lucia Lopes, Alessandra Mendonça
Hospital Estadual da Criança (HEC), Feira de Santana, BA, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução

Os cateteres venosos centrais (CVC), são os dispositivos invasivos mais utilizados no mundo e de essencial importância para o tratamento de pacientes hospitalizados com internações prolongadas e realização de procedimentos hospitalares, tais como administração de soluções, medicamentos, sangue e derivados, cateterismo cardíaco, exames radiológicos com utilização de contraste, monitorização de status hemodinâmico e realização de hemodiálise, entre outros. O uso prolongado desses cateteres representa uma fonte potente de complicações infecciosas, tanto por infecção local evidenciados pela colonização do cateter, quanto por episódios de infecção sistêmica que ocorrem como resultado direto da presença dele. O uso de CVC está associado a um risco de colonização previa a infecção.

Objetivo

Avaliar a acurácia da positividade microbiológica de cateteres venosos centrais suspeitos de infecção, submetidos ao método de sonicação.

Método

Aplicar o método de sonicaçao dos cateteres com suspeita infecciosa, pareado com coletas de hemoculturas periféricas.

Resultados

Foram 21 pacientes, 58% do sexo masculino. A sonicação foi positiva em 09 (42,8%),com o mesmo agente e perfil das hemoculturas periféricas,12 negativos com hemoculturas negativas. Os gram-negativos foram os principais agentes, 82%, P. aeruginosa, K. penumoniae, e A. baumanii foram encontrados.

Conclusão

Apesar do reduzido numero de amostras, conseguimos mostrar a relevância da identificação dos agentes via intraluminal, com melhor assertividade terapêutica.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools