Os cateteres venosos centrais (CVC), são os dispositivos invasivos mais utilizados no mundo e de essencial importância para o tratamento de pacientes hospitalizados com internações prolongadas e realização de procedimentos hospitalares, tais como administração de soluções, medicamentos, sangue e derivados, cateterismo cardíaco, exames radiológicos com utilização de contraste, monitorização de status hemodinâmico e realização de hemodiálise, entre outros. O uso prolongado desses cateteres representa uma fonte potente de complicações infecciosas, tanto por infecção local evidenciados pela colonização do cateter, quanto por episódios de infecção sistêmica que ocorrem como resultado direto da presença dele. O uso de CVC está associado a um risco de colonização previa a infecção.
ObjetivoAvaliar a acurácia da positividade microbiológica de cateteres venosos centrais suspeitos de infecção, submetidos ao método de sonicação.
MétodoAplicar o método de sonicaçao dos cateteres com suspeita infecciosa, pareado com coletas de hemoculturas periféricas.
ResultadosForam 21 pacientes, 58% do sexo masculino. A sonicação foi positiva em 09 (42,8%),com o mesmo agente e perfil das hemoculturas periféricas,12 negativos com hemoculturas negativas. Os gram-negativos foram os principais agentes, 82%, P. aeruginosa, K. penumoniae, e A. baumanii foram encontrados.
ConclusãoApesar do reduzido numero de amostras, conseguimos mostrar a relevância da identificação dos agentes via intraluminal, com melhor assertividade terapêutica.